Viralizou um questionamento a Gillian Anderson, vencedora do Emmy de 2021 de Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática por ‘The Crown’. “Para continuar a falar de Margaret Thatcher, eu gostaria de saber... Você falou com ela sobre o papel?”, perguntou a jornalista Tanya Hart, da American Urban Radio Networks.
“Bem, eu não conversei com Margaret”, respondeu a artista, educadíssima. Nem poderia conversar. A ex-primeira ministra do Reino Unido, interpretada por Gillian na produção da Netflix, morreu em 2013. A gafe da repórter – na verdade, uma inexplicável falha de conhecimento – se junta a outros episódios de perguntas descabidas feitas a personalidades midiáticas.
Em 2010, o repórter Éfrem Ribeiro, do jornal piauiense ‘Meio Norte’, gerou indignação ao fazer uma indagação de cunho íntimo a Dilma Rousseff. “A senhora é homossexual, como andaram espalhando na internet?”, questionou. A então presidente, que já estava irritada, ficou ainda mais desconfortável.
“Ah, meu querido, eu não vou nem responder a isso. Não vou responder. Tenho uma filha e sou avó, pelo amor de Deus! Não vou discutir nesse nível. Me desculpa, mas esse tipo de discussão, eu não vou ter aqui”, disse. Perguntar a respeito da sexualidade de alguém, famoso ou anônimo, é visto como desrespeito à liberdade pessoal.
Em uma entrevista de divulgação de ‘Os Vingadores’, um repórter quis saber de Scarlett Johansson se ela usava calcinha por baixo do figurino de Viúva Negra. “Você é a quinta pessoa que me pergunta isso. O que está acontecendo? Desde quando as pessoas começaram a perguntar umas às outras sobre as roupas íntimas nas entrevistas?”, revoltou-se a estrela. Outras atrizes já haviam reclamado de perguntas consideradas sexistas, geralmente relacionadas ao corpo feminino e ao uso de lingeries.
No Festival de Cannes de 2018, o espanhol Javier Bardem não gostou de uma observação com viés sexual sobre a relação dele com a mulher, a atriz e musa Penélope Cruz, com quem lançava um filme. “Como é ser o único que pode desfrutar da sua mulher enquanto trabalha com ela?”, questionou um repórter. “Essa pergunta é de muito mau gosto”, rebateu o galã.
No ano seguinte, Taylor Swift se sentiu constrangida quando uma repórter perguntou sobre o fato de ter chegado aos 30 anos sem casar nem ter filhos. “Os homens não são questionados sobre isso quando fazem 30 anos. Não vou responder isso agora”, disse a cantora.