Cid Moreira morreu nesta quinta-feira, 3, aos 97 anos, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Conhecido por seu timbre de voz singular, ele foi responsável por gravar uma série de projetos que ganharam destaque, como a Bíblia Sagrada em áudio, a narração do quadro do Mister M no Fantástico, da TV Globo, e, claro, foi responsável por eternizar uma vinheta da Copa do Mundo falando "Jabulaaani", nome oficial da bola utilizada no torneio.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na Copa do Mundo de 2010, Cid Moreira ficou responsável por gravar as vinhetas relacionadas ao evento esportivo para a Globo. À ocasião, ele tinha 82 anos e disse que se sentia em alta por fazer sucesso na web.
"Eu nem sabia o que era [Jabulani quando me convidaram para gravar]. Não imaginava que fosse repercutir tanto [a entonação utilizada para falar dela]. Parece que já está fazendo sucesso na internet também", disse ele, em entrevista ao jornal Extra.
A despedida de Cid Moreira
O jornalista morreu na manhã desta quinta, em Petrópolis. Ele estava internado em um hospital, na região Serrana do Rio de Janeiro, para tratar um quadro de pneumonia. Segundo a unidade médica, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos, e ele não resistiu.
Conforme Fátima Sampaio, esposa dele, Cid Moreira enfrentava dificuldades com o funcionamento dos rins desde 2022 e, por isso, recorria com frequência a sessões de diálise. Para facilitar o tratamento, o jornalista se mudou para as proximidades do hospital. Em determinado momento, esse procedimento começou a ser realizado em sua casa com auxílio da família e da equipe médica.
Detentor de voz singular, Cid Moreira foi pioneiro na TV. Ele foi o primeiro jornalista a apresentar o Jornal Nacional e, de acordo o site Memória da Globo, esteve na bancada por cerca de 8 mil vezes. Sua estreia ocorreu em 1969, e ele deixou seu posto em 1996.