Já pode preparar a pipoca, o cobertor, o chocolate quente e soltar o play porque é hora de maratonar. Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, separamos 5 produções audiovisuais disponíveis nas principais plataformas de streaming para você assistir.
Mais do que pautar o movimento, os filmes e séries dão visibilidade para o cenário marcado pela luta diária a favor do respeito. Confira:
Orange is The New Black (2013)
A premiadíssima série foi encerrada em 2019, após sete temporadas. Na obra, após por ser presa por um crime que cometeu na juventude, Piper Chapman se reencontra na mesma penitenciária que a sua ex-namorada, Alex Vause. Além de abordar as pautas do movimento LGBTQIA+, Orange is The New Black, permite a reflexão sobre o sistema carcerário, racismo e outros problemas sociais. Disponível na Netflix.
Moonlight (2016)
Super aclamado pela crítica, o longa foi vencedor do Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Filme no Globo de Ouro. A produção conta a história de Chiron, um menino gay que cresce em em um cenário violento de Miami. Dividida em infância, adolescência e fase adulta, a obra também discute sexualidade, racismo e identidade. Disponível na Netflix.
Elisa y Marcela
Elisa Sánchez Loriga adota uma identidade masculina para poder se casar com a mulher que ama, Marcela Gracia Ibeas, na Espanha, de 1901. Baseado numa história real. Disponível na Netflix.
RuPaul's Drag Race
Com criação e apresentação de RuPaul, o reality venceu o Emmy de melhor competição de 2017 a 2020. A cada temporada, uma nova equipe de drag queens se enfrenta em provas e lip syncs, até que reste apenas uma grande vencedora. Disponível na Netflix.
45 dias sem você
Após sofrer uma desilusão amorosa, Rafael escolhe romper todas as barreiras para embarcar em uma viagem inesperada. Com o objetivo de ir em três locais diferentes, ele encontra três amigos que, assim como ele, também abandonaram a vida anterior por diferentes razões. Disponível no Telecine.