“Rodrigo Faro mirou no Silvio Santos e acertou em cheio no KiKo do Chaves”, “Esse Silvio Santos tá parecendo aquelas paródias do Casseta e Planeta”, “Parece que vem aí um Oscar de maquiagem, hein!”, “Até então achei que era só um meme”, “Queria falar não, mas já falando: parece tudo muito caricato”, “Rapaz, que bomba hein?”
Estes comentários foram reações ao trailer no YouTube de ‘Silvio’, filme protagonizado por Rodrigo Faro, com direção de Marcelo Antunez. A estreia nos cinemas será em 5 de setembro.
O roteiro recria um dos episódios mais dramáticos da vida do apresentador e dono do SBT, ocorrido em agosto de 2001: a invasão de sua mansão por um criminoso que o manteve em cativeiro por quase oito horas.
Em dezembro de 2018, Faro esteve no ‘Programa Silvio Santos’ em busca da autorização do próprio para interpretá-lo no projeto.
“Sempre sonhei em ter um filme para mostrar aos meus netos, e agora que tenho estou feliz”, disse o comunicador diante da plateia. “Saber que vou ser representado pelo garoto de ouro da Record, fico mais contente ainda.” Rodrigo chorou no palco.
Impossível prever o veredito do ‘Homem do Baú’ caso assista ao longa. Não seria surpresa se aprovasse a atuação previamente achincalhada na internet e o aspecto de dramalhão mexicano dos trechos divulgados.
Rodrigo Faro teve, talvez, a mais complexa missão a um ator brasileiro: como interpretar Silvio Santos sem cair na caricatura? O apresentador é uma pessoa e um personagem ao mesmo tempo.
Acertar completamente – da voz às expressões, da caracterização à suposição de como seja sua personalidade fora do ar – se mostra improvável. A chance de errar é bem maior do que um acerto digno de aplausos do público, sempre exigente ao acompanhar cinebiografias de ídolos.
Na época do sequestro, Silvio tinha 70 anos. Faro estava com 48 durante as filmagens. Somente uma maquiagem de nível hollywoodiano conseguiria amenizar a gritante diferença de idade. Pela percepção de quem assistiu ao trailer, não convence.
Outro aspecto contra o filme é que as cenas mostram o Silvio pessoa física, em casa, despido da imagem burlesca que se tem dele na TV. Fica difícil reconhecê-lo sério, em circunstância dramática, agindo friamente com o bandido.
No trailer, Rodrigo entrega alguma intensidade, porém, em determinados momentos não é possível enxergar o homenageado. A peruca e a maquiagem chamam tanto a atenção que impedem o espectador de embarcar na narrativa.
Em anos recentes, outros atores enfrentaram o mesmo desafio: incorporar o Silvio que a maioria das pessoas não conhece. Entre eles, José Rubens Chachá (série ‘O Rei da TV’, canal Star+) e Daniel Boaventura (filme ‘Hebe - A Estrela do Brasil, exibido como minissérie na Globo). As opiniões também se dividiram, como era esperado.