Médico diz que Faustão está se recuperando após internação

22 set 2023 - 14h52
Foto: Instagram/Faustão / Pipoca Moderna

O médico Fernando Bacal informou nesta sexta-feira (22/9) que Faustão segue se recuperando após voltar a ser internado no Hospital Albert Einstein. O cardiologista deu mais detalhes sobre o quadro de saúde do apresentador, que deve receber alta ainda nesta semana.

Faustão foi hospitalizado 24 dias depois de ser submetido a um transplante de coração, porém ele estaria realizando exames já previstos. "São exames de rotina que se fazem. Tem uma série de exames que você vê o funcionamento do coração, vê a parte de rejeição. Eles são habituais neste começo. É um número grande de pacientes", disse Bacal.

Publicidade

"A gente tem uma experiência, até que é uma tese de doutorado que eu oriento lá no InCor (Instituto do Coração), que mostra que nos primeiros 90 dias, uns 50, 60% dos pacientes acabam tendo uma reinternação para ajustes. E reavaliação de rejeição. Isso é bem comum. E isso vai diminuindo com o passar do tempo. Então, é absolutamente habitual dentro de uma evolução de um transplante complexo como é um transplante de coração", justificou sobre o procedimento.

 

Campanha por transplantes

A complexa cirurgia cardíaca devolveu a Faustão a oportunidade de continuar com seus projetos de vida e carreira, mas também jogou luz sobre o funcionamento dos transplantes no país. "Nunca se falou tanto de transplante", afirmaram os médicos responsáveis pela operação, doutores Fábio Gaiotto e Fernando Bacal.

Publicidade

A mulher de Fausto Silva, Luciana Cardoso, chegou a criar um perfil no Instagram para incentivar a doação de órgãos, intitulado "Faustão do meu coração". E o apresentador prometeu se envolver numa campanha para facilitar o acesso das pessoas à órgãos. "É importante você saber que eu estou aqui muito emocionado, a recuperação é fantástica, e agora é motivar todo mundo a fazer do país o primeiro doador de órgãos do mundo", ele mencionou.

Já o filho do apresentador, João Guilherme Silva, foi à Brasília para se reunir com deputados e senadores para pedir mudanças na legislação brasileira sobre doação de órgãos, visando acelerar os processos de transplante no país.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se