Morreu no dia 30 de dezembro, aos 37 anos, o influenciador Gabriel Freitas. “A causa da morte, obesidade mórbida, é uma doença. (Ele teve) parada cardiorrespiratória. Gabriel morreu praticamente dormindo, não sofreu”, informou um amigo, Ricardo Gouvea.
Em abril de 2017, ele participou do quadro ‘Virou Outra Pessoa’ do programa de Gugu Liberato na Record. Havia eliminado 193 kg com alimentação balanceada e exercícios físicos. Voltou a engordar pouco depois.
Nos últimos meses, o influencer ganhou numerosos seguidores no Instagram e no TikTok com seu novo desafio de perder peso. “Com a morte do meu pai e meu irmão, fui para 380 kg”, contou. Havia estabelecido a meta de emagrecer até os 100 kg sem cirurgia bariátrica nem remédios.
Sua batalha chamou a atenção de uma conhecida marca de suplementos que passou a apoiá-lo. Com 1,95m de altura e quase 400 kg, Gabriel praticamente não saía de casa. Além do sobrepeso, enfrentava a depressão.
Em seus vídeos com conteúdo motivacional, ele dizia se sentir “algemado a correntes invisíveis” pela falta de mobilidade e autonomia. Lamentava também o afastamento de amigos. “Fui esquecido e me esqueci”, afirmou.
Gabriel Freitas enxergava o processo de emagrecimento como a maneira de “ser livre novamente”. Seus seguidores deixavam comentários de incentivo nas postagens. Ao ver o comunicado de sua morte, muitos escreveram textos em sua homenagem.