Morreu neste sábado, 28, o ator, diretor e dramaturgo Tullio Guimarães, aos 61 anos de idade, em Brasília, no Distrito Federal. Ele marcou os cursos de teatro e os palcos da capital federal durante seus 40 anos de carreira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Guimarães foi hospitalizado na UPA do Núcleo Bandeirante com uma hemorragia gástrica no dia 6 de dezembro. O dramaturgo foi transferido para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), onde teve o diagnóstico de falência dos rins e fígado, e o quadro se tornou irreversível, levando à morte.
O velório acontece neste domingo, 29, com início às 10h, no cemitério de Valparaíso de Goiás.
Nos últimos 15 anos, Tullio foi diretor do grupo de teatro Viva a Vida, voltado para atores com 60 anos ou mais. Seu último trabalho foi a peça Lua, tu és meu Sol, em cartaz em agosto e setembro deste ano.
O dramaturgo nasceu na cidade de Leticia, na Colômbia, fronteira com o Brasil e Peru. Ele estudou em São Luís, no Maranhão e em 1988 se mudou para Brasília. Na capital, entrou para a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.
Em 2022, Tullio circulou com a peça Volver a Leticia, junto com o também falecido diretor Alexandre Ribondi. O monólogo celebrava os 35 anos de carreira, e foi apresentado em Brasília e outras capitais pelo Brasil.