Mulher mais rica do mundo sofreu por não ser bonita e chique igual à mãe

Françoise Bettencourt Meyers foi criticada pela recusa em seguir o padrão estético esperado por ser dona de um império de cosméticos

16 abr 2024 - 10h34

Dentro do universo feminino, muito se fala a respeito de sororidade, mas há pouco debate sobre outra questão relevante: a rivalidade entre mãe e filha. 

Parece ainda ser tabu comentar a relação conflituosa entre duas mulheres que deveriam ser melhores amigas e acabam concorrentes. 

Publicidade

Um exemplo disso envolve a empresária mais rica do mundo, a francesa Françoise Bettencourt Meyers, sócia majoritária da companhia de cosméticos L’Oréal. 

Ela sofreu por não ter a mesma beleza, elegância e sofisticação da mãe, Liliane, de quem herdou patrimônio avaliado hoje em R$ 520 bilhões.

Françoise Bettencourt Meyers nunca quis ter uma imagem pública nem se rendeu aos apelos para ser mais vaidosa
Françoise Bettencourt Meyers nunca quis ter uma imagem pública nem se rendeu aos apelos para ser mais vaidosa
Foto: Paul Hubble/GC Images

As comparações – sempre cruéis – começaram quando se tornou uma jovem desinteressada por maquiagem, moda e festas. 

Enquanto a mãe se produzia como uma estrela de cinema e frequentava a alta sociedade de Paris, Françoise se vestia com simplicidade, não gostava de cortar o cabelo e preferia ficar em casa lendo e tocando piano a ir em eventos da elite. 

Publicidade

Liliane chegou a reclamar da filha publicamente algumas vezes. “Ela foi uma criança fria”, disse a um jornal francês. “É pesada e lenta”, reclamou, segundo a revista ‘Vanity Fair’. 

Quando Françoise entrou na Justiça para tentar impedir que a mãe continuasse a fazer doações milionárias a amigos e funcionários, a matriarca reagiu com fúria e desprezo. 

“Eu a criei, e agora ela é o oposto de mim”, declarou. “Ela queria ser igual a mim. Mas agora, ela é exatamente o meu oposto.” 

Intelectualizada, Françoise negou sentir inveja. “Minha mãe sempre foi linda, sim, mas nunca senti a menor rivalidade”, afirmou.

Liliane Bettencourt com a filha Françoise: a matriarca não poupou a única filha de críticas por sua aparência
Foto: Pascal Le Segretain/WireImage/Getty Images

Apesar de morar a poucos metros de distância, as duas ficaram anos sem se ver e falar. Aproximaram-se apenas quando um juiz declarou Liliane incapaz de administrar seus bens após diagnóstico de Alzheimer. 

Publicidade

A grande dama da L’Oréal morreu em setembro de 2017, um mês antes de completar 95 anos. Françoise recebeu a herança e não mudou nada no estilo de vida e na rotina. 

Continua a morar no mesmo apartamento, mantém os cabelos longos frisados, veste as roupas de sempre, não usa joias, sai de casa apenas para reuniões de trabalho e eventos beneficentes. 

A última entrevista foi há 9 anos. Ela é o que a mãe nunca quis ser: discreta, desapegada e monossilábica. Aos 70 anos, Françoise continua a rejeitar fama, status, ostentação e bajuladores. 

Hábil em descrever a futilidade do mundo dos ricos, o escritor Honoré de Balzac fez uma reflexão que cabe como luvas na mulher mais rica do planeta. “Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir.”

Publicidade
A filha do fundador da L'Oréal sempre se manteve magra e elegante; à direita, ela com o marido, André, igualmente vaidoso
Foto: Keystone-France/Gamma-Rapho via Getty Images e James Andanson/Sygma via Getty Images
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações