Na TV, Maria da Conceição Tavares viveu choro famoso e debochou sobre a Globo 

Morta aos 94 anos, professora e ex-deputada se tornou ‘pop’ nas redes sociais com o resgate de vídeos de aulas de economia da década de 1990

8 jun 2024 - 14h41

A morte da professora de economia política e ex-deputada federal Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos, traz à memória dois momentos relevantes protagonizados por ela na televisão. 

O primeiro aconteceu em março de 1986, na Globo, quando chorou ao vivo ao comentar sobre a esperança trazida à época pelo Plano Cruzado, a precariedade da economia brasileira e a má distribuição de renda no país. 

Publicidade

Racional e emotiva ao mesmo tempo, a pensadora de esquerda, nascida em Portugal e naturalizada brasileira, recorria à mídia para defender com unhas e dentes as políticas públicas de redução da desigualdade social. 

Outra passagem marcante ocorreu em 1995, quando ocupou o centro da arena do ‘Roda Viva’, da TV Cultura. Como sempre, ela não permitia ser interrompida por entrevistadores – especialmente os homens –, naquilo que hoje se conhece como ‘mansplaining’ e ‘manterrupting’. 

A certa hora da entrevista, Maria da Conceição brincou sobre as raras vezes em que era procurada pela reportagem da TV Globo, mais à direita no espectro político, para falar sobre economia. 

“Quando a Globo me entrevista, meu bem, é porque a coisa tá preta. Não é normal o Dr. Roberto Marinho mandar me entrevistar sobre coisa nenhuma.” A bancada inteira riu. 

Publicidade

Nos últimos anos, Maria da Conceição Tavares viralizou nas redes sociais, especialmente no TikTok, com trechos de aulas de economia política na Unicamp, na década de 1990. 

O estilo ‘sincerão’ da professora, ressaltado pela voz grave sempre em tom alto, e suas ironias sobre o mundo, conquistaram jovens que nem eram nascidos quando ela já havia se aposentado da universidade. 

O choro de Maria da Conceição Tavares por seu amor pelo Brasil entrou para a história da televisão brasileira
O choro de Maria da Conceição Tavares por seu amor pelo Brasil entrou para a história da televisão brasileira
Foto: Reprodução

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se