A modelo Nicole Bahls contou que seu namorado, o empresário Marcelo Viana, foi preso por tráfico de animais silvestres após uma operação do Ibama em seu sítio, em Itaboraí. Segundo ela, Marcelo a havia presenteado com dois filhotes de macaco-prego, que foram vendidos com documentação falsa.
"Meu namorado comprou e me fez uma surpresa. Eles tinham documento no momento do criatório autorizado e microchip ativos, só que eram falsificados. A pessoa que vendeu falava que era representante no RJ", relatou.
Em entrevista à revista Quem, Nicole contou que as autoridades federais investigaram as origens dos animais após uma notícia. A informação levantou suspeitas e os agentes descobriram que se tratava de espécies traficadas da natureza.
"[Eles] ligaram para o único criadouro autorizado do Brasil a comercializar a espécie para saber se eu os adquiri de lá e informaram que não. Chegando aqui no sítio, eu fiquei tranquila porque achava que a documentação estava toda certinha e eles eram microchipados", disse.
"Quando apresentei, eles viram na hora que era falsa e eu entrei em desespero, porque sou toda correta com minhas coisas e já tinha me apegado muito a eles. Eu os trato como filhos… Chorei muito", contou.
"Eles me fizeram muitas perguntas, de como era feita a alimentação deles, de quanto em quanto tempo eles mamavam, a higienização e tudo mais. Mas eles viram que eles tinham todo amor do mundo, além de espaço de sobra com árvores, fiz até um lago para eles e que eu também fui vítima."
Nicole Bahls contou que, na mesma hora, se prontificou levá-los na casa da mulher que vendeu os animais para Marcelo Viana. "O trabalho deles é muito bonito, em prol das vidas dos animais. Foi uma operação grande, os levei até a casa da moça que vendeu", disse.
"Eles não deixaram descer do carro, mas ele foram, apreenderam os animais dela e levaram. O macaquinho dela estava em uma gaiola. A moça terá que responder por falsificação de documento e outras coisas", explicou.
"Fiquei com dó dela, acho que ela não comercializava, só fez pra me ajudar e acabou se ferrando porque indicou uma pessoa que não era legal. Ela disse que não ganhou nada, que só fez a ponte", analisou.
A modelo acrescentou que o namorado também foi preso durante a abordagem da Polícia Federal, mas pagou a fiança. "Depois da vistoria no meu sítio, fiquei o dia inteiro na Polícia Federal prestando depoimento. O Marcelo também ficou arrasado, porque quem compra também é preso… Ele teve que pagar fiança se não teria ficado lá."
Embora a situação tenha sido desagradável, Nicole Bahls afirmou que os agentes foram educados e profissionais durante a investigação dos animais traficados da fauna silvestre. A ex-Panicat deve devolver os macaquinhos para o habitat natural em breve.
"Estou sofrendo muito […] tenho medo de matarem eles depois que voltarem pra selva. […] Mas entendo que Deus tinha um propósito, que está me usando pra conscientizar as pessoas a não comprarem nem de forma legal, porque muitos compram e colocam em gaiolas", concluiu.
Após a operação ambiental, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis comunicou que a modelo foi autuada pelo Ibama "por manter espécimes silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização".