Os Bourbons não têm 1 dia de paz. Depois dos Windsors do Reino Unido, eles são os nobres europeus mais encrencados em polêmicas.
A família real espanhola volta a gerar manchetes sensacionalistas após o jornal ‘El Confidencial’ publicar que o rei emérito, Juan Carlos, teve uma filha fora do casamento com a rainha emérita Sofia.
A influenciadora de moda Alejandra de Rojas, de 42 anos, é apontada como a herdeira ilegítima. Oficialmente, seus pais são os condes de Montarco, Eduardo e Charo.
Mas a condessa teria mantido um romance secreto com Juan Carlos ao longo de alguns anos. Da paixão proibida teria nascido Alejandra. A se confirmar, seria a caçula do rei emérito.
Procurada por jornalistas, ela se recusou a responder perguntas. O fato de não ter negado a suposta ligação sanguínea com o ex-chefe do clã Bourbon gera ainda mais suspeita.
Segundo o ‘El Confidencial’, Alejandra foi informada de quem era seu verdadeiro pai biológico na adolescência. Sua mãe temia que ela viesse a se interessar pelo meio-irmão, o então príncipe herdeiro Felipe, já que circulavam pelos mesmos ambientes aristocráticos de Madrid.
Ela nunca reivindicou reconhecimento público da alegada paternidade nem participação na herança da família real, estimada em 3 bilhões de dólares (R$ 15 bilhões).
Mergulhado em escândalos financeiros, Juan Carlos abdicou ao trono em 2014 e se tornou rei emérito. Felipe se tornou o rei de fato. O antigo monarca tem outras duas filhas, Elena e Cristina.
Há um traço comum entre os Bourbons da atualidade: a infelicidade conjugal. Juan e Sofia mantêm um casamento de fachada. A rainha emérita nem esconde a infelicidade provocada pelas recorrentes traições do marido.
Elena e Cristina tiveram separações ruidosas, acompanhadas pela imprensa de fofocas. Tornaram-se inimigas dos ex-maridos.
O rei Felipe vive em conflito com a rainha consorte Letizia, ex-apresentadora de telejornal que não se dá bem com nenhum parente dele.
Como escreveu o russo Leon Tolstói no romance ‘Ana Karenina’, “todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira”.