Princesa Diana usava um truque para prejudicar os paparazzi

Maior celebridade da monarquia teve relação de amor e ódio com a imprensa ao longo de quase 20 anos

3 jul 2021 - 13h46

Fotógrafos e cinegrafistas que cobrem a vida dos famosos estão sempre em busca de uma imagem inédita. Querem flagrar algo ainda não visto pelo público e que possa ser vendido por bom dinheiro a veículos de imprensa.

Diana detestava os paparazzi, mas sabia manipular os jornalistas para que publicassem o que ela queria
Diana detestava os paparazzi, mas sabia manipular os jornalistas para que publicassem o que ela queria
Foto: Terence Donovan/Royal Family/Divulgação (Fotomontagem: Blog Sala de TV)

Ciente disso, a princesa Diana adotou uma estratégia ‘malandra’ para se vingar dos paparazzi que a perseguiam. Quando ia malhar no Clube Harbour, em Londres, ela usava sempre o mesmo moletom azul da companhia aérea Virgin. Desta maneira, as fotos pareciam repetidas e não eram compradas pelos tabloides e revistas de fofocas.

Publicidade

Diana se apresentava como vítima da mídia invasiva, manipuladora e destrutiva. De certa forma, era mesmo. Várias empresas de comunicação ganharam fortunas ao explorar a infelicidade da Princesa do Povo. Mas, atrás da aparência frágil, havia uma mulher sagaz e hábil em se aproveitar da própria fama. Ela mantinha contato secreto com alguns editores e repórteres. Passava informações e boatos que queria ver em capas e primeiras páginas.

Após ser tão usada pela imprensa, Diana aprendeu a usá-la – e, assim, se autopromover e atacar inimigos na família real britânica.

Notícia sobre o moletom de ginástica usado por Diana em jornal da Austrália: pirraça contra os fotógrafos
Foto: Reprodução/The West Australian

Ao longo de 17 anos – do anúncio do namoro com Charles, em 1980, à sua morte, em 1997 –, Diana padeceu e se aproveitou do fato de ser, naquele momento, a mulher mais fotografada e filmada do planeta.

Essa relação ambígua entre celebridade e mídia sempre existiu. O mesmo artista que reclama de invasão de privacidade pode ‘vazar’ material sobre si ou alguém.

Publicidade

Não há ingênuos no universo da fama. Todos têm interesses e recorrem às armas disponíveis para gerar manchetes e ter algum benefício, seja ganhar dinheiro, conquistar mais status ou atingir um desafeto.

No dia 1º de julho, Diana teria completado 60 anos. Se viva fosse, certamente continuaria a atrair muita atenção. Quase 24 anos após o seu trágico desaparecimento, não surgiu outra personagem midiática capaz de superá-la.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações