Colunista especializado na monarquia da Espanha, Jaime Peñafiel noticiou que a princesa Leonor, de 18 anos, herdeira do trono da dinastia Bourbon, sofre de narcolepsia. A Casa Real da Espanha não negou nem confirmou o teor da matéria.
Segundo o site do Dr. Dráuzio Varella, trata-se de “um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. Os ataques de sono podem ocorrer a qualquer momento e em situações inusitadas”.
Sem cura, a doença exige controle com medicação e rígidos hábitos para evitar que o portador ‘apague’ de repente e fique vulnerável.
No ‘BBB21’, a cantora Pocah inspirou memes por passar muitas horas dormindo e ter pouca disposição para as dinâmicas em grupo. Meses após o fim do reality show, ela procurou ajuda médica e foi diagnosticada com narcolepsia.
O mesmo distúrbio serviu de inspiração para a criação da personagem Camila, interpretada por Claudia Ohana na novela ‘Fera Ferida’, exibida na Globo na década de 1990. Com aura surreal, a moça passava meses em sono profundo.
Em 2019, Jaime Peñafiel revelou em livro que o rei Felipe VI, pai da princesa Leonor, sofria de narcolepsia. “Ele adormecia em pé”, escreveu. O diagnóstico explicaria a sonolência incontrolável que prejudicou o nobre em seu período escolar. Alguns especialistas afirmam que a doença tem origem multifatorial e pode ser hereditária.
Desde que atingiu a maioridade, Leonor de Astúrias intensificou as aparições públicas. Em julho, fará uma viagem a Portugal, onde será recebida pelo presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa.
Raramente se vê um herdeiro de trono tão jovem sozinho em compromisso oficial no exterior. Sempre sorridente, a princesa conquista cada vez mais apoio entre os súditos espanhóis. Demonstra potencial para ser uma rainha popular.