O príncipe George, 9 anos, pediu para o avô, o rei Charles III, mudar uma tradição na cerimônia da coroação. Segundo o site britânico The Mirror, o filho de William e Kate Middleton estava com medo de sofrer bullying na escola.
De acordo com a publicação, George não quis vestir o tradicional uniforme dos pajens de honra, que era composto por bermudas até o joelho e meias-calças brancas. O rei Charles aceitou o pedido do neto e a bermuda foi substituída por calças compridas.
Na coroação, o príncipe, que é o segundo na linha de sucessão do trono britânico, ajudou a carregar o manto do avó na Abadia de Westminster.
A coroação de rei Charles III
Em meio a uma luxuosa cerimônia, o rei Charles III e a rainha Camilla foram coroados na Abadia de Westminster, em Londres, na manhã do último sábado, 6 de maio.
Pela primeira vez em sete décadas, um novo monarca britânico foi formalmente coroado. Aos 74 anos, Charles assume o reinado em meio a uma série de polêmicas envolvendo a família real e a uma economia bastante pressionada pela inflação. A função foi comandada pela rainha Elizabeth, que morreu em 8 de setembro de 2022, por 70 anos.
A cerimônia começou por volta das 6h30 (horário de Brasília), com uma procissão, mas o ápice foi às 8h00, quando o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, colocou a coroa de St. Edward na cabeça de Charles III.
O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas. Entre elas, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.
Após a cerimônia de coroação, o rei Charles III e a rainha Camilla deixaram a Abadia de Westminster em uma procissão acompanhada por 4 mil soldados e 19 bandas militares até o Palácio de Buckingham.
*Com informações do Estadão Conteúdo