A futura primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e a equipe do cerimonial da posse do presidente eleito Lula anunciaram alguns chefes de Estado e de governo confirmados na cerimônia, em 1º de janeiro.
Entre as autoridades estrangeiras estará um dos monarcas mais populares do planeta, o rei da Espanha, Felipe VI, de 54 anos, chefe da Casa Real de Bourbon.
Ele ascendeu ao trono em 2014, após o pai, rei Juan Carlos, abdicar em consequência de alguns escândalos de adultério e recebimento suspeito de dinheiro.
Graduado em Direito com pós em Relações Internacionais, o soberano dos espanhóis fala também catalão, inglês e francês. Teve carreira militar bem-sucedida. Hoje, é capitão-general das Forças Armadas de seu País.
Com 1,97m de altura e belos olhos azuis, Felipe sempre foi incluído nas listas de nobres mais bonitos da Europa. Havia uma fila de princesas, duquesas, marquesas e condessas interessadas nele.
O então Príncipe das Astúrias se apaixonou por uma plebeia divorciada, a jornalista Letizia Ortiz, atualmente com 50 anos. Após ela abandonar o trabalho como âncora de telejornal no canal TVE, os dois se casaram em 2004.
No ano seguinte nasceu Leonor de Bourbon e Ortiz, Princesa das Astúrias e herdeira da Coroa. A provável futura monarca é fã de futebol e tem 'crush' pelo meio-campista Gavi, do Barcelona.
Em 2007, o casal teve uma segunda filha, Sofia, batizada em homenagem à mãe de Felipe, Sofia da Grécia e Dinamarca, que é rainha emérita desde que o marido deixou o trono e se tornou rei emérito.
Felipe VI é admirado pela simpatia e o esforço para manter boas relações com todas as nações. Prova disso é voar 10 horas, logo após o Réveillon, para prestigiar Lula, com quem sempre se deu bem.
Em 2019, o rei da Espanha não veio à posse de Jair Bolsonaro.