O casal de influenciadores Ianka Cristini e Bruno Martins foi preso nesta terça-feira, 14, durante a Operação Lance Final, que investiga fraudes relacionadas ao Jogo do Tigrinho. Nas redes sociais, Ianka, que acumula mais de 6 milhões de seguidores, se apresenta como multimilionária, mãe e empresária. Bruno, com mais de 600 mil seguidores, compartilha ao lado da esposa vídeos do dia a dia da família e registros de viagens internacionais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A operação que prendeu os influenciadores foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
De acordo com o MPSC, os investigados são suspeitos de orquestrar um esquema de fraude, visando obter lucros indevidos por meio de simulações falsas de ganhos exorbitantes em jogos de azar.
Ianka costuma destacar nas redes sociais que seu faturamento mensal equivale ao que levaria quarenta anos para conquistar de forma convencional. Ela afirma que seus rendimentos vêm do trabalho digital com e-commerce e incentivava seus seguidores a também obterem ganhos sem sair de casa, promovendo um curso online.
A influenciadora também relatou em seu perfil que foi mãe jovem de duas meninas e, há cerca de quatro anos, construiu sua primeira casa de madeira. Na época, sustentava a família fazendo e vendendo doces. Segundo Ianka, em 2020, ela tinha um emprego, mas acabou sendo demitida no início da pandemia de Covid-19. Foi nesse momento que começou a gravar vídeos para a internet.
Um ano depois, conseguiu reformar a casa e comprar seu primeiro carro, enquanto ainda conciliava as gravações com a venda de doces, conforme relata. Nesse período, conheceu Bruno, com quem se casou, e mais tarde teve gêmeos, ampliando a família.
Nas redes sociais, tanto Ianka quanto Bruno compartilhavam vídeos sobre o cotidiano familiar e realizavam sorteios de números, oferecendo prêmios em dinheiro ou mercadorias. Além disso, o casal exibia registros de viagens internacionais para destinos como Orlando e Nova York, nos Estados Unidos, Paris, na França, e Punta Cana, na República Dominicana.
O Terra entrou em contato com a assessoria de Ianka e aguarda retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.