A ascensão de Charles ao trono criou um dúvida de ouro para os que acompanham a família real: qual será o título de Camilla? Isso por conta de várias tradições reais, mas, claro, possível consideração à princesa Diana, morta em 1997 em um acidente de carro.
Isso porque, a princípio, ficou entendido que Camilla seria conhecida como "princesa consorte". Entretanto, a mensagem da falecida rainha Elizabeth II em seu 70º aniversário de reinado indicou que a falecida monarca desejava que Camilla fosse conhecida como "rainha consorte". Dessa forma, com o falecimento da Rainha, no ano passado, Camilla ganhou o título.
Porém, as coisas parecem ter mudado, com o convite da Coroação referindo-se a ela como Rainha Camilla. Acredita-se que a retirada do "consorte" seria para facilitar o uso. Afinal, apenas rainha Camilla "ficaria mais fluido", de acordo com a especialista real Roberta Fiorito. Sempre foi o plano que o "consorte" fosse abandonado, e a mudança finalmente se concretizou.
Mudança do título veio como um choque
A mudança de título de Camilla é significativa, visto que o príncipe Philip - marido da rainha Elizabeth por 73 anos - nunca foi chamado de "rei consorte" ou rei. Isso ocorre por causa de uma antiga regra real que afirma que um homem que se casa com um monarca herdado não é conhecido como rei, pois esse título superaria a rainha.
Em 2005, para ganhar apoio público para seu casamento e obter a aprovação da rainha Elizabeth para se casar com Camilla, Charles teria prometido que ela "nunca seria rainha", destaca o especialista Christopher Andersen. Demorou 17 anos, mas o título Camilla veio após Charles "cansar sua mãe", afirmou ainda. Aliás, o novo título da esposa do novo rei da Inglaterra teria pego os príncipes Harry e William de surpresa. "Ambos realmente acreditavam que, por respeito a Diana, seu pai manteria sua palavra e manteria o título de princesa consorte", completou Andersen.