Um encontro com admiradores marcou o último dia da exposição ‘A Natureza e Eu: Novas Descobertas’, com obras de Regina Duarte, na loja Aqua Arte de São Paulo. No sábado (18), dezenas de pessoas passaram pelo espaço a fim de prestigiar a atriz em sua versão artista plástica.
Atenciosa e sorridente, ela conversou com cada pessoa. Distribuiu abraços, deu autógrafos, posou para selfies e gravou vídeos. Nunca havia sido tão acessível a seus fãs.
Após ser escondida em peças de divulgação da Globo sobre novelas do Globoplay e ignorada nas comemorações do canal pelos 70 anos de telenovelas no Brasil, além de ser execrada pela classe artística revoltada com sua militância por Jair Bolsonaro, Regina fez impressionante retorno à mídia.
A apresentação de suas telas com elementos orgânicos (flores, folhas, cascas de árvores etc.) ganhou projeção após a viralização de fotos em que apareceu catando caixas de papelão nas ruas de São Paulo para usar nas obras. O Sala de TV foi o primeiro blog a postar a respeito, em 1° de novembro.
O que seria, à primeira vista, o declínio da mais famosa protagonista de folhetins se revelou um marketing eficiente para projetá-la. A imagem desconstruída da estrela da TV ajudou a diminuir seu banimento desde que passou a ser ativista pró-Bolsonaro e trocou a Globo pelo governo do então presidente.
Todas as grandes emissoras repercutiram a nova fase da ex-namoradinha do Brasil com matérias ou comentários, menos o canal onde ela trabalhou por 50 anos em fenômenos de audiência como ‘Irmãos Coragem’, ‘Selva de Pedra’, ‘Malu Mulher’, ‘Roque Santeiro’ e ‘Por Amor’. A atriz demonstra não desejar uma reaproximação da Globo, de onde saiu em 2020.
“Eu gostaria muito de fazer uma novela evangélica na Record, eu gosto daquelas histórias, sou fascinada por aquilo, e eu sinto que não sou só eu. Muita gente gosta”, anunciou em entrevista à ‘Folha de S. Paulo’.
O blog apurou que a declaração gerou surpresa e entusiasmo nos bastidores da emissora do bispo Edir Macedo. Um ‘namoro’ pode surgir a fim de levar Regina Duarte de volta à teledramaturgia.
Enquanto o retorno aos estúdios não acontece, ela continua a criar em seu ateliê. Alguns quadros da artista podem ser vistos em outra exposição, a Mostra de Arte Contemporânea ‘Alegria’, no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, até 10 de dezembro.