Em junho de 2021, Tatiana Nascimento se demitiu do jornalismo da Globo após 26 anos de trabalho. “Estou saindo para uma nova aventura fora do Brasil”, comunicou aos colegas de redação.
Semanas depois, ela aterrissou em Portugal. Após o período de adaptação, decidiu empreender na internet. Tornou-se influenciadora. Ou, como ela própria define, “má influencer”.
Tatiana produz conteúdo para Instagram, YouTube e um blog. Vai além das dicas tradicionais de turismo. Mostra curiosidades incomuns, a exemplo de uma visita a um cemitério medieval, uma loja que oferece degustação de azeites e os preços em um supermercado local.
A partir de uma entrevista por vídeo, a repórter monta um roteiro personalizado para até 4 pessoas e atua como guia do grupo por Lisboa. Valor: 120 euros por 4 horas, segundo anuncia em seu site.
A ex-global mostra seu lado ‘dona de casa’ ao testar e recomendar produtos para facilitar a limpeza no dia a dia. Como boa influenciadora, ela oferece cupons de desconto a seus seguidores.
Assim como a maioria dos jornalistas, artistas e anônimos que trocaram o Brasil por Portugal, Tatiana Nascimento demonstra satisfação com a mudança radical de vida.
Gaúcha de Pelotas, a repórter iniciou a carreira em uma afiliada da Globo em Santa Catarina, a RBS de Blumenau. Depois, tornou-se apresentadora na RBS de sua cidade natal.
Em 1994, entrou para outra afiliada, a EPTV de Ribeirão Preto, no interior paulista. Chegou à Globo no Rio no ano 2000.
“Fiz reportagens para o Jornal Nacional, Jornal Hoje, Jornal da Globo e Bom Dia Brasil. Gravei programas especiais para o Globo Repórter e para o Fantástico”, conta em seu perfil. “Apresentei vários telejornais da emissora: RJTV, Bom Dia Rio, Brasil TV e Via Brasil na GloboNews.”
Em Lisboa, cursou pós-graduação em Storytelling na Escola Superior de Comunicação Social, onde se especializou em escrever roteiros para séries, filmes e documentários.