Um usuário do TikTok que se identifica como G.A.D.U postou um vídeo gravado diante da sepultura de Silvio Santos no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo. Sabe-se que o acesso de visitantes é controlado.
A lápide (matsevá, para os judeus) em mármore preto traz um versículo do profeta Miqueias. “A ti foi dito ó homem, o que é bom e o que o Eterno exige de ti: somente que saibas agir com justiça, amar a benevolência e caminhar discretamente com o teu D-us”.
A data de nascimento do apresentador e fundador do SBT (13 de dezembro de 1930) está gravada seguindo o calendário judaico. Os judeus estão no ano 5784. Como manda a tradição, o nome de batismo do artista – Senor Abranavel – é seguido do primeiro nome de seu pai, Alberto.
“Filho amado e escolhido de D-us para espalhar amor e alegria entre os homens. Com muito amor de sua esposa, filhos e netos”, diz outra inscrição na pedra.
Vários comentários questionaram a grafia de Deus sem a letra ‘e’. Esta forma segue o terceiro mandamento de Moisés: que o nome do Senhor não seja invocado em vão. A este profeta é atribuída a escrita da Torá, o livro sagrado do judaísmo.
Muitos seguidores TikTok elogiaram a postagem do vídeo. Outros questionaram se seria ético. Várias mensagens elogiaram a vida e a carreira do lendário comunicador, falecido aos 93 anos em agosto.
“Silvio Santos é imortal, deixou muita saudade e muita alegria no coração do povo brasileiro”, escreveu um admirador. “Viveu a vida dele, levou alegria pra todo Brasil, marcou gerações e agora repousa”, registrou outro.
Alguns observaram que Silvio Santos foi sepultado ao lado do corpo do irmão, Leo Abravanel, também apresentador, que morreu em 1982.
Houve também manifestações sobre a simplicidade do local, sem flores ou ornamentos – uma determinação do judaísmo para reforçar a importância da humildade e do conceito de que todos somos iguais, independentemente de riqueza e fama.