Sergio Marone, de 42 anos, declarou ao Terra que se considera ecossexual. Mas, afinal, o que significa esse termo?
De acordo com o ator, a ecossexualidade, ao contrário do que podem pensar, não é sobre atração física por árvores ou plantas, mas, sim, sobre amor entre pessoas comprometidas com a causa ambiental. Isso significa que ativismo e interesse físico andam juntos, sem condição de se desgrudar.
Ao Terra, Sergio Marone ainda frisou que sua próxima companheira precisa ser engajada na causa sustentável. Sem isso, sem romance.
“E eu acho tão sexy quem tem consciência, quem tem responsabilidade com nosso planeta. Não tem nada que me tire mais o tesão de que alguém que joga lixo no chão, que não recicla em casa, que é uma coisa tão básica”, explicou.
Ecossexuais tendem a se envolver com ações ecológicas, como reciclagem, agricultura orgânica, redução do consumo de recursos naturais e ativismo ambiental. Além disso, valorizam a educação ambiental, trabalhando para disseminar informações a respeito. O próprio ator é um porta-voz da causa e tem sua marca de dermocosméticos naturais.
O termo ecossexual surgiu a partir das pesquisadoras Beth Stephens e Annie Sprinkle, que investigam correlações entre a sexologia - área do conhecimento que trata do comportamento sexual - e a ecologia, explorando o campo das relações e o meio ambiente.