A cantora Shakira decidiu negociar a dívida de € 14,5 milhões (cerca de R$ 82 milhões) em impostos sonegados na Espanha. De acordo com o jornal El País, a artista colombiana, que antes negava a fraude fiscal, mudou a estratégia para evitar a exposição pública que um julgamento a traria.
Um dos motivos seria a conturbada separação de Shakira e Gerard Piqué anunciada no início de junho, após 11 anos de relacionamento, em meio aos boatos de traição e de problemas financeiros.
Os advogados da cantora buscam negociar um acordo com o Ministério Público espanhol para evitar um julgamento e até mesmo a possibilidade de prisão.
Em maio de 2021, a Justiça espanhola já havia rejeitado recurso de Shakira e considerou que haviam evidências suficientes para comprovar a fraude fiscal entre os anos de 2012 e 2014.
A artista alega que mudou definitivamente para a Espanha apenas em 2015, quando começou a pagar seus impostos no país, mas documentos apresentados na ação indicam que ela já residia na região da Catalunha durante esses anos.
Segundo o jornal espanhol, a expectativa é que o Ministério Público da Espanha apresente a acusação formal contra Shakira antes de agosto.