Thiago Gagliasso teve R$ 10 mil bloqueado da sua conta bancária por decisão da Justiça após ser condenado por divulgação de fake news. A informação é do colunista Ancelmo Goias, do jornal O Globo.
O deputado do PL-RJ mentiu ao fazer uma postagem sobre Adriana Santana, mãe de um dos jovens mortos na chacina do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Na época, ator publicou um vídeo de uma mulher segurando um fuzil e dizia se tratar da mãe de Marlon Santana de Araújo. O objetivo da falsa narrativa era dizer que as vítimas eram criminosos.
"É evidente que a publicação do Réu atingiu a dignidade da parte Autora, pois além de ironizar o luto pela perda do seu filho, mancharam sua reputação perante a sociedade vinculando-a ao crime. Ademais, o Réu é pessoa pública com grande quantidade de seguidores, o que facilita a propagação do conteúdo”, escreveu o juiz José Guilherme Vasi Werner, do 2º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca.
A decisão ainda diz: “o valor de R$ 10 mil para compensar a autora, considerando as circunstâncias dos fatos, a condição econômica do Réu e da vítima. Outrossim, é procedente o pedido para que a se retrate, veiculando novas publicações informado o conteúdo desta sentença, bem como a desvinculado a imagem da parte Autora do vídeo em questão”.