Neto mais novo de Elizabeth II, James Alexander Philip Theo Mountbatten-Windsor jamais teve sua voz captada por microfones da imprensa. Aos 16 anos, ele se destaca pela discrição e a timidez. Carrega aura enigmática.
Caçula do duque e da duquesa de Edinburgh, Edward e Sophie, o rapaz não recebeu o título automático de príncipe ao nascer, em comum acordo entre seus pais e a avó monarca.
Cresceu como Visconde de Severn. Em 2023, passou a ser Conde de Wessex quando Edward deixou o título ao receber o ducado do irmão, rei Charles III. Anteriormente, o pai deles, Philip, morto 1 ano antes da rainha, é quem carregava a honraria.
James completará 18 anos em 17 de dezembro de 2025, data em que poderá decidir se quer declarar-se príncipe e receber o tratamento de Sua Alteza Real ou continuar como o atual status nobiliárquico, sem maior envolvimento com as obrigações de um membro ativo da família real britânica. No momento, o rapaz é o 15° na linha de sucessão ao trono.
Nas raras aparições em eventos oficiais, o jovem conde fica de cabeça baixa na maior parte do tempo, quase não fala com os parentes, demonstra introspecção. Em junho, ele preferiu ficar estudando em casa a participar do desfile oficial em comemoração ao aniversário do tio que ocupa o trono.
Um detalhe chamou a atenção dos tabloides de fofocas: James passou a usar um anel de sinete com o brasão de armas de Wessex, sinal de que já é considerado um adulto responsável. Para os homens aristocratas, a joia em ouro serve como um selo. Antigamente, servia como carimbo para assinar documentos importantes.
Segundo biógrafos da monarquia mais famosa do planeta, ele se mostra descontraído quando está longe das câmeras e do olhar curioso do público. Nas férias no Castelo de Balmoral, na Escócia, costuma fazer churrascos e se mostra hábil na pesca de salmão.
Enquanto a irmã mais velha, Lady Louise, mora no campus da Universidade St. Andrews, James vive com os pais em Bagshot Park, ampla propriedade a 50 km de Londres. Ali, onde os paparazzi não entram, o garotão usufrui de privacidade e fica protegido das fofocas e intrigas dos palácios da capital inglesa.
Com 1,85m de altura, o Conde de Wessex é apontado como um dos homens mais bonitos e elegantes do clã Windsor. Ele vai decidir em breve se seguirá a tradição familiar de ter uma carreira militar. De herança dos pais, terá direito a 5 milhões de dólares, equivalentes a R$ 27,5 milhões.