Uma única vez protagonista, Ilva Niño era coadjuvante amada pelos autores 

Atriz se agigantava em pequenos papéis graças ao talento e a seu carisma maternal

12 jun 2024 - 13h06
(atualizado às 13h12)

A morte de Ilva Niño, aos 89 anos, encerra uma bela trajetória na teledramaturgia. Muitos telespectadores não sabiam seu nome, mas a reconheciam imediatamente. Em cena, mesmo com personagens secundários, a atriz sempre se destacou. 

O papel mais popular foi o da empregada Mina, de ‘Roque Santeiro’. A interação com Regina Duarte (Viúva Porcina) rendeu momentos hilários de confronto e provocação.  

Publicidade

Aliás, vítima da estereotipificação imposta pela TV aos artistas nordestinos ao longo de décadas, Ilva colecionou papéis de domésticas nas novelas. O primeiro, ironicamente, foi em seu único momento como protagonista. 

Entre setembro de 1977 e março de 1978, ela interpretou Cotinha em ‘Sem Lenço, Sem Documento’, na faixa das 19h da Globo. A trama escrita por Mario Prata mostrava quatro irmãs pernambucanas tentando melhorar de vida no Rio de Janeiro. 

A história com forte teor social e político não capturou o público. Teve audiência baixa e acabou prejudicada por intervenções dos fiscais da Censura. Mesmo assim, não deixou de ser revolucionária por mostrar a rotina de empregadas e dar estrelismo a atrizes representantes das mulheres do Nordeste. 

O currículo de Ilva Niño incluiu novelas de sucesso como ‘Gabriela’, ‘Feijão Maravilha’, ‘Bebê a Bordo’, ‘Pedra Sobre Pedra’, ‘Por Amor’ e ‘Cheias de Charme’. Diante das câmeras, mesmo com poucas falas, ela chamava a atenção pelo magnetismo e a expressividade. Os autores sempre gostaram de tê-la no elenco por humanizar a figura da mulher simples e corajosa.

Publicidade
No início da carreira, Ilva Niño fez teatro educacional para ajudar na alfabetização de adultos no Nordeste
No início da carreira, Ilva Niño fez teatro educacional para ajudar na alfabetização de adultos no Nordeste
Foto: Renato Velasco/Memória Globo
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se