BarbaraEvans recebeu algumas críticas ao publicar um vídeo apenas de biquíni nas redes sociais. É que seu umbigo após abdominoplastia causou um certo estranhamento nos fãs. "Parece que o cirurgião colocou ao contrário", "O umbigo é tão diferente parece artificial", disseram alguns, o que fez a loira se pronunciar nas redes. "Meu umbigo nunca vai ter um formato de umbigo. Já tirei, já coloquei, mas como fiz abdominoplastia, ele fica meio assim. O umbigo é reconstruído e recosturado. É um umbigo de abdominoplastia e tá lindo, tô amando! Parem", disse ela.
Umbigo 'deformado'?
A cirurgiã plástica Dra. Heloise Manfrim, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), explica que é normal mulheres apresentarem umbigos diferentes após fazer a abdominoplastia. "O estigma de 'umbigo de abdominoplastia' é o próprio umbigo com uma cicatriz ao redor dele após uma cirurgia para a flacidez de pele abdominal", disse ela.
Manfrim ainda ressaltou que hoje em dia existem técnicas para disfarçar o umbigo: "A maior questão é que, se a cicatriz ficar aparente, muitas pacientes acreditam que fica mais estigmatizado. Mas, com as técnicas atuais, a cicatriz fica interna, não fica visível e, como qualquer umbigo, faz parte de uma cicatriz também. Então, é um termo que é utilizado, sim, mas que hoje a gente consegue naturalidade por conta das técnicas atuais".
Como é a abdominoplastia?
Essa cirurgia é muito comum no Brasil. Tanto que, em 2018, mais de 131 mil mulheres se submeteram ao procedimento. Segundo o cirurgião plástico Dr. Carlos Manfrim, o umbigo "diferente" não é um problema de técnica, mas sim uma consequência normal da cirurgia.
"Como resultado, a barriga fica lisa e tonificada. A aparência do umbigo após a cirurgia plástica não é necessariamente um 'erro de técnica', mas depende da característica individual da cicatrização da paciente. Alguns pacientes têm cicatrização ruim e podem ficar com a cicatriz mais aparente", disse ele.
Carlos explica como os médicos reposicionam o umbigo: "O cirurgião preserva a inserção natural do umbigo na parede abdominal, mas cria uma nova abertura na pele esticada para que ele seja reposicionado. Esse processo requer habilidade para garantir um aspecto natural e harmônico".
Acrescentou: Realmente um dos receios mais comuns entre pacientes que se submetem à abdominoplastia é acabar com um umbigo que pareça artificial. Isso pode ocorrer caso o novo formato fique muito arredondado, profundo demais ou com cicatrizes visíveis. Para evitar esse efeito, cirurgiões plásticos experientes buscam técnicas que proporcionam um contorno mais natural, com bordas suaves e uma leve depressão central, imitando a aparência de um umbigo não operado".