O dramaturgo Zé Celso Martínez foi homenageado sendo escolhido para a lista 50 Over 50 2023 da revista Forbes dias antes do incêndio em seu apartamento. Ele faleceu na manhã desta quinta-feira, 6, em São Paulo, aos 86 anos.
O estado de saúde do dramaturgo havia piorado na quarta-feira, 5, segundo a médica Luciana Domschke. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas desde a manhã de terça, 4, após sofrer queimaduras durante um incêndio no apartamento em que morava, no bairro Paraíso, Zona Sul da capital paulista.
Dois dias antes do incêndio, Zé Celso estava na publicação da Forbes. A revista homenageou 50 personalidades com mais de 50 anos, de diversas áreas, incluindo a cultura brasileira.
“A lista a seguir é uma celebração à vida, à vida longa e produtiva. Nela, distribuídos em 10 categorias, estão nomes de gente que brilha intensamente depois de meio século de existência”, escreveu a publicação em seu site oficial.
Zé Celso foi destaque como um dos maiores nomes do teatro brasileiro. Ele fundou o Teatro Oficina e foi premiado dezenas de vezes, além de ter participado de peças como Os Sertões e As Bacantes.
Também estão na lista da Forbes o ator Reynaldo Gianechini, Adriana Esteves, Silvia Pfeifer e a autora Carla Madeira.