Uma investigação conduzida por várias agências de segurança dos Estados Unidos revelou uma rede criminosa subterrânea que levou à morte do ator Matthew Perry, conhecido por seu papel em "Friends". Cinco pessoas foram indiciadas, incluindo a assistente pessoal do ator, Kenneth Iwamasa, dois médicos, o produtor de Hollywood Erik Fleming e a traficante Jasveen Sangha, apelidada de "rainha da ketamina".
Produtores e assistente envolvidos na rede de drogas
Erik Fleming, produtor de filmes como "Pig - Uma Aventura Animal" (1999), estrelado por Scarlett Johansson, e da 1ª temporada do reality show "The Surreal Life" (2003), está entre os principais envolvidos no esquema. Fleming coordenou a compra e a distribuição de ketamina, colaborando com Kenneth Iwamasa e Jasveen Sangha. Segundo o Departamento de Justiça, Fleming trouxe dinheiro de Iwamasa para a casa de Sangha em North Hollywood, onde a droga era armazenada. Fleming admitiu ter distribuído 50 frascos de ketamina, metade deles nos dias anteriores à morte de Perry, e se declarou culpado de conspiração para distribuir ketamina e distribuição resultando em morte.
Acusações contra médicos e assistente
Kenneth Iwamasa, assistente de longa data de Perry, é acusado de ter injetado repetidamente a droga no ator, mesmo sem treinamento médico. Ele admitiu sua participação durante uma audiência em agosto, declarando-se culpado. Salvador Plasencia e Mark Chavez, os médicos envolvidos, também foram indiciados por fornecer ketamina a Iwamasa e por falsificar registros médicos para encobrir suas ações após a morte de Perry.
Investigação e desfecho trágico
A operação começou em maio de 2024 e envolveu diversas agências, incluindo o Departamento de Polícia de Los Angeles e a DEA. Durante a investigação, mensagens criptografadas detalhando as operações da rede foram descobertas. Perry foi encontrado morto em sua casa em Pacific Palisades em 28 de outubro de 2023, após sofrer uma overdose de ketamina, conforme relatado pelo legista do condado de Los Angeles. O relatório apontou que a quantidade da droga em seu organismo era equivalente à usada em anestesia geral.
A investigação também revelou que a traficante Sangha distribuia drogas em grandes quantidades, mesmo após uma morte anterior relacionada a ela em 2019.
Legado e confissões
Matthew Perry havia sido franco sobre suas batalhas contra o vício, documentando suas experiências em seu livro "Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As Memórias do Astro de Friends". O ator já havia passado por terapias com ketamina, mas seu tratamento mais recente havia ocorrido uma semana e meia antes de sua morte. Este detalhe chamou atenção da polícia, uma vez que a quantidade de drogas presente em seu organismo era recente.