No próximo sábado (14), acontece em Nova Orleans, nos Estados Unidos, a 71ª edição do Miss Universo. A disputa reúne 86 candidatas, entre elas, uma brasileira. É a capixaba Mia Mamede, de 27 anos, que venceu oMiss Brasil 2022 em julho do ano passado.
Mas para conquistar a tão cobiçada faixa e coroa de miss, que atualmente pertencem à indiana Harnaaz Sandhu, de 22 anos, as participantes precisam passar por provas preliminares de traje de gala, de banho e traje típico. Além disso, elas devem cumprir algumas regras para poder concorrer ao título de "mulher mais bonita do mundo".
Entre elas, estão exigências como idade, beleza e comportamento. No entanto, há também requisitos bem inusitados e que até pouco tempo eram alvo de muitas críticas. Abaixo, você confere quais são essas regras.
Nada de filhos!
Uma regra curiosa do Miss Universo — mas que ainda é um requisito da maioria dos concursos do gênero —, é a de que a candidata seja solteira e sem filhos.
Porém, uma decisão histórica anunciada em agosto de 2022 mudou esse cenário. Assim, a partir da edição de 2023, mulheres casadas, divorciadas, grávidas ou com filhos poderão participar da competição.
Casamento
Outra exigência antiga e bastante controversa do Miss Universo é a que a vencedora não pode se casar ou engravidar durante o seu período de reinado. Segundo a organização, isso é exigido para que ela possa cumprir sua agenda de eventos e viagens.
Chance única
Outra regra interessante, e que se mantém até os dias atuais, é que só se pode participar do concurso uma única vez. Ou seja, só existe uma chance para se tornar a mais bela do universo.
Onde assistir o Miss Universo 2022?
Até o momento, está confirmada a transmissão do Miss Universo 2022 pelo canal NBC e também por meio do canal oficial do concurso no YouTube a partir das 22h.
A NBC se tornou a emissora internacional oficial do programa pela primeira vez desde 2014, depois de pertencer por seis anos à Fox. No Brasil, é possível assistir ao canal NBC por meio do serviço de streaming gratuito chamado Peacock TV.