O recurso de playback é relativamente comum quando um artista se apresenta em programas de TV. O uso requer bastante atenção, pois um erro pode colocar tudo a perder. Foi o que ocorreu em outubro de 2004 com Ashlee Simpson.
Na ocasião, a cantora estava escalada para participar ao vivo do programa Saturday Night Live, um dos mais tradicionais da televisão americana. O momento não poderia ser mais propício: seu álbum de estreia, Autobiography, vendeu tanto que chegou ao topo da parada dos Estados Unidos.
Todavia, no dia da apresentação, ela perdeu a voz após um caso severo de refluxo. Em função disso — e também por pressão de sua gravadora para não desmarcar —, teve de usar playback.
A primeira canção, "Pieces of Me", transcorreu sem maiores problemas. Entretanto, as coisas saíram do controle durante a música seguinte, "Autobiography": um erro nos bastidores levou a faixa anterior a ser executada novamente.
Simpson até tentou disfarçar a gafe e começou a dançar, enquanto sua banda improvisou e voltou a tocar "Pieces of Me". Visivelmente constrangida com a situação, a cantora abandonou o palco aos prantos. O programa teve de ir para o intervalo comercial.
Naquela noite, o ator Jude Law comandou a atração. Ao fazer o encerramento, chamou Ashlee Simpson e contornou a situação com bom humor.
"Senhoras e senhores, o que eu posso dizer? Televisão ao vivo!"
Em seguida, a artista, ainda envergonhada com o perrengue, justificou o problema. Também aproveitou a fala para se desculpar. O uso de material pré-gravado não foi citado.
Minha banda começou a tocar a canção errada. Eu não sabia o que fazer, então pensei em dançar. Me desculpem!"
A situação, claro, se tornou um problema para Ashlee Simpson. A cantora foi criticada e o incidente acabou bastante explorado negativamente pela mídia americana.
Lorne Michaels, produtor de longa data do Saturday Night Live, criticou a artista publicamente por ter sido a primeira a abandonar uma apresentação ao vivo na história da atração. Também disse que não foi alertado sobre o uso do playback — caso contrário, teria vetado a presença da cantora, visto que o programa sempre buscou priorizar performances ao vivo.
Ashlee Simpson e a lição de humildade
Duas décadas depois, em entrevista ao podcast Broad Ideas With Rachel Bilson & Olivia Allen, transcrita pela Entertainment Tonight, Ashlee Simpson refletiu sobre o incidente. Primeiro, afirmou nunca ter se apresentado com playback — o que seria um um indicativo de que aquilo "não acabaria bem", segundo ela.
Na sequência, comentou que se pudesse voltar no tempo, teria dito "não" e cancelado a performance, mesmo sob pressão. Além disso, garantiu ter tirado uma lição do ocorrido.
Foi um momento de humildade para mim. Eu tinha a música número 1 das paradas e tudo estava prestes a ir para algum lugar. E então foi tipo: 'uau'. A humildade de nem mesmo entender o que pessoas adultas diriam sobre você; homens adultos, coisas terríveis. Foi muito difícil aprender a ignorar isso, encontrar minha força, me levantar e seguir em frente."
Em 2005, Ashlee Simpson foi convidada para tocar novamente no Saturday Night Live. Para sua sorte, a apresentação ocorreu tranquilamente e sem problemas.
+++LEIA MAIS: Shakira: Relembre a passagem da cantora pelo Brasil nos anos 1990
Colaborou: Augusto Ikeda.