Desde a infância, Billie Eilish sofre com fortes dores por todo o corpo, especialmente nas juntas. A cantora é diagnosticada com hipermobilidade — condição que faz seus cotovelos, joelhos e outras articulações e ligamentos se movimentarem além do esperado.
Em alguns casos, como o da artista, incômodos podem ocorrer. Além disso, de forma geral, há mais facilidade para se sofrer lesões.
Em entrevista para a Vogue, Eilish revelou a idade em que as suas dores surgiram e também reclamou da falta de compreensão que teve de parte dos adultos com quem convivia. Segundo a cantora, muita gente não levava a sério o fato de uma criança estar sempre em aflição.
Ela disse:
Eu basicamente sinto dor desde que tinha 9 anos. Enquanto crescia, eu sempre ouvi as pessoas dizerem: 'espere só até você ficar mais velha! Você vai ter tanta dor!' e eu me lembro de ficar tão furiosa."
Billie também contou que as dores e as lesões que adquiriu ao longo da vida representavam um problema sério em suas primeiras turnês. Ainda que siga se machucando com frequência, a artista tem mudado sua forma de encarar a situação para que sofra um pouco menos.
Eu tive alguns tempos realmente sombrios em turnê. Por muito tempo eu meio que estava vivendo como se fosse temporário. Como: 'eu estou fazendo uma turnê por enquanto e é meio desagradável, mas vai acabar.' A verdade é que é pelo resto da minha vida. Eu não percebia que poderia deixar as turnês divertidas. Eu fui muito sozinha por muitos anos, mas não estou mais interessada nisso. Quero aproveitar o show assim como meus dias."
As dores causadas pela hipermobilidade também afetam a saúde mental, tema sobre o qual Billie discutiu publicamente em algumas ocasiões. O tratamento para a condição inclui o uso de analgésicos potentes, já que remédios comuns para dor raramente fazem efeito em casos como o dela.
A hipermobilidade de Billie Eilish
A hipermobilidade pode se manifestar em 10% a 25% da população mundial. Também é 15% mais comum em mulheres.
Billie Eilish faz parte de uma quantidade ainda menor de pessoas que sente dores relacionadas à movimentação hiperextensiva de suas articulações. Em todos os casos, há facilidade em sofrer lesões e outros tipos de problemas nas juntas.
Rompimentos e inflamações de ligamentos são mais comuns, o que também colabora para o aumento das dores. Artrite óssea e outros problemas também podem acontecer mais em pessoas com hipermobilidade.
A condição ainda se manifesta com maior frequência em portadores de autismo, TDAH, fibromialgia e questões relativas a ansiedade e pânico, em geral.
+++LEIA MAIS: Billie Eilish fala sobre dieta extrema: 'Eu estava extremamente infeliz'
Colaborou: André Luiz Fernandes.