Como noticiado, Simon Dawson será o novo baterista de turnês do Iron Maiden. O músico substitui Nicko McBrain, que irá se aposentar dos shows após 42 anos de banda.
Na última década, Dawson se notabilizou por seu trabalho como integrante do British Lion. Trata-se de um projeto paralelo de Steve Harris, baixista e líder do próprio Maiden. O grupo existia antes, desde os anos 1990, mas só ganhou forma após o próprio Harris decidir se envolver, em 2012.
O grupo em questão, inclusive, chegou a realizar um show no Fabrique, em São Paulo, na última quinta-feira (5) — antes dsa duas datas do Iron no Allianz Parque, em São Paulo, na sexta-feira (6) e sábado (7). Quando subiu ao palco da modesta casa de shows, diante de apenas algumas centenas de pessoas, não era pública a informação da aposentadoria de McBrain, muito menos da entrada de Simon à banda principal.
Fato é que Simon Dawson, inglês de Suffolk, tem trajetória muito mais longa. Ele fez carreira como músico de estúdio, tocando com nomes como Dirty Deeds, Deep Switch, Dearly Beheaded, Airrace e Dead Soul Communion.
O que muitos fãs de Maiden não fazem ideia, porém, é de seu envolvimento com outra banda famosa entre 1989 e 2009. Trata-se do The Outfield, dona do hit "Your Love" — ainda mais popular no Brasil pela paródia "Rap das Armas" ("Morro do Dendê é ruim de invadir"), lançada por Cidinho e Doca.
Banda de pop rock/power pop formada em Londres, na Inglaterra, no ano de 1984, The Outfield contava inicialmente com Tony Lewis (voz e baixo), John Spinks (guitarra) e Alan Jackman (bateria). Fizeram muito sucesso com a canção já mencionada e seu respectivo álbum, a estreia Play Deep (1985). Não conseguiram, todavia, repetir o mesmo êxito com os discos seguintes, Bangin' (1987) e Voices of Babylon (1989).
No ano em que saiu o terceiro álbum, Jackman deixou a formação e The Outfield passou a definir-se como um duo. Era necessário, porém, um baterista — e Simon Dawson foi o cara para esta função. O agora integrante de turnês do Iron Maiden se estabeleceu como membro de estúdio, gravando os álbuns Diamond Days (1990) e Rockeye (1992) neste posto.
Após esses trabalhos, The Outfield se tornou um trio de forma oficial, com Dawson citado como integrante oficial. A partir daí, participou de todas as atividades até 2009 (quando Alan Jackman retornou), registrando os discos It Ain't Over... (1998), Extra Innings (1999) e Any Time Now (2004/2006), além dos trabalhos ao vivo Live in Brazil (2001 — e, sim, feito no Brasil, mais especificamente no The Forum de Curitiba) e The Outfield Live (2005).
Dawson praticamente "roeu o osso" junto de Tony Lewis e John Spinks, visto que o grupo não desfrutava de muita popularidade em sua fase. Era normal, inclusive, que o trio se apresentasse nos anos 1990 e 2000 como uma atração de casas noturnas modestas na Inglaterra — onde nunca foram exatamente populares, vendendo bem mais nos Estados Unidos —, sem que o público soubesse de seu passado glorioso.
The Outfield encerrou atividades em 2014, com a morte de John Spinks, aos 60 anos, devido a um câncer no fígado. Tony Lewis faleceu em 2020, aos 62, com causa não divulgada. Curiosamente, apenas os bateristas seguem vivos: Simon Dawson e Alan Jackman.
Simon Dawson no Iron Maiden
Simon Dawson irá excursionar com o Iron Maiden na próxima turnê, "Run for Your Lives", que começa no meio de 2025. Leia comunicado (via site Igor Miranda):
"Um anúncio do Iron Maiden
Com a conclusão da The Future Past Tour após 81 shows para mais de 1,4 milhão de fãs, de Ljubljana ao Coachella Valley e da Austrália Ocidental a São Paulo, o Iron Maiden tem o prazer de anunciar que assumirá o posto em 2025 um nome familiar para muitos de nossos fãs: Simon Dawson, ex-baterista de sessão e parceiro de Steve na seção rítmica nos últimos 12 anos com o British Lion. Natural de Suffolk, Inglaterra, Simon se juntou a Steve Harris pela primeira vez em 2012. Ele estreou em três faixas do primeiro álbum do British Lion e em todas as do segundo aclamado pela crítica 'The Burning', além das muitas turnês subsequentes nos EUA, Reino Unido, Europa, Austrália, Japão, Nova Zelândia e, mais recentemente, México e América do Sul.
O Iron Maiden comemora seu 50º aniversário no ano que vem com a The Run For Your Lives Tour, começando em Budapeste em 27 de maio."
Nicko McBrain deixa o Iron Maiden
Leia a seguir o comunicado de Nicko McBrain sobre seu afastamento das turnês do Iron Maiden:
"Declaração de Nicko McBrain: Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de me afastar da rotina do estilo de vida de turnês extensas. Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente.
No entanto, continuarei firmemente como parte da família Iron Maiden, trabalhando em uma variedade de projetos que meus empresários de longa data, Rod Smallwood e Andy Taylor, têm em mente para mim. Também estarei trabalhando em uma variedade de projetos pessoais diferentes e me concentrando em meus negócios e empreendimentos existentes, incluindo The British Drum Company, Nicko McBrain's Drum One, Titanium Tart e, claro, Rock-N-Roll Ribs!
O que posso dizer? Fazer turnê com o Maiden nos últimos 42 anos tem sido uma jornada incrível! Para minha devotada base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Para minha devotada esposa, Rebecca, vocês tornaram tudo infinitamente mais fácil e eu amo vocês! Aos meus filhos, Justin e Nicholas, obrigado por entenderem as ausências e eu amo vocês! Aos meus amigos que sempre estão lá por mim, eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês!
Eu olho para o futuro com muita animação e grande esperança! Eu os verei em breve, que Deus abençoe a todos vocês e, claro, Up the Irons! - Nicko"
A banda também se manifestou, em texto do empresário Rod Smallwood. Leia:
"Declaração de Rod Smallwood em nome do Iron Maiden:Nicko,
E todos nós amamos você também!!
Obrigado por ser uma força irreprimível por trás do kit de bateria do Maiden por 42 anos e meu amigo por mais tempo ainda. Falo em nome de toda a banda quando digo que sentiremos imensamente sua falta!
Desde o Rock in Rio em 1985 temos um relacionamento especial com o Brasil, então, encerrar uma turnê na frente de 90 mil fãs aqui em São Paulo por duas noites é poético e você merece todas as honras que tenho certeza que esses fãs maravilhosos lhe darão neste último show.
A Phantom está ansiosa para trabalhar muito mais anos com você nos projetos que você mencionou e tenho certeza de que podemos desenvolver mais alguns projetos especiais em torno da família Maiden e do fã-clube!
A banda e eu temos mil ótimas lembranças dos últimos 42 anos, grandes shows, muitos discos de platina e ouro e prêmios, amor dos fãs e uma cerveja a mais em muitas ocasiões! Esse vínculo é para sempre! E, como Steve Harris diz, 'Nicko é e sempre será parte da família Maiden'.
Rod, Andy, Steve, Bruce, Davey, Adrian e Jan
P.S. O Maiden sempre escolhe seus homens e nosso novo baterista já escolhido será anunciado muito em breve."
A saúde do baterista
Sabe-se que Nicko McBrain sofreu com problemas de saúde nos últimos tempos. No início de 2023, ele sofreu um mini-AVC e teve que se submeter a um longo processo de recuperação. Em entrevistas, o músico de 72 anos admite que já não consegue mais tocar como antes e precisa adaptar sua performance.
A Future Past World Tour 2024 do Iron Maiden chega ao Brasil com patrocínio exclusivo da Eisenbahn. Em parceria com a VOE, agência de live marketing do Grupo 4ZERO4, a cerveja oficial do espetáculo no Brasil preparou ações para celebrar a energia e a paixão do público, incluindo bares temáticos e pontos de ativação que propõem um mergulho no universo rock'n'roll.