A importante reflexão de Hayley Williams (Paramore) sobre saúde mental

Cantora revelou ter sido diagnosticada com depressão e transtorno de estresse pós-traumático em 2018

23 jan 2025 - 08h03
None
None
Foto: Hayley Williams ( C Flanigan/Getty Images) / Rolling Stone Brasil

Também ativista sobre saúde mental, Hayley Williams precisou enfrentar suas próprias questões ao longo da vida. Filha de pais separados, a vocalista do Paramore compartilhou uma reflexão a respeito do acesso a cuidados e ajuda profissional — algo que muitas pessoas não têm.

O assunto foi abordado no perfil de Instagram de sua empresa, a Good Dye Young. Williams explicou como foi diagnosticada com depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e como isso afetou sua visão a respeito do tema.

Publicidade

Ela declarou:

Em 2018, depois de anos lutando contra a minha mente e alguns problemas de saúde, eu finalmente fui diagnosticada com depressão e um tipo específico de TEPT. Admito ter sido muito ignorante sobre saúde mental e o quanto ela pode te consumir em tudo. Não percebia que isso também poderia afetar seu bem-estar físico. Fui avisada antes pelo meu médico que eu tinha fadiga crônica, mas não entendia o quão conectados meu corpo e mente estavam."

A ajuda profissional fez toda a diferença para Hayley. A artista, então, se compadeceu das pessoas que não têm acesso a esses serviços.

Se eu não tivesse tido acesso a profissionais de saúde mental e médicos, poderia nunca ter aprendido essas coisas e teria continuado por conta própria, sem respostas. Odeio pensar em quantas pessoas estão presas sem respostas ou nenhuma ajuda tangível."
Hayley Williams
Foto: Noam Galai/TAS24/Getty Images / Rolling Stone Brasil

Alívio imediato além do auxílio profissional

Hayley Williams aproveitou a ocasião para citar pequenas atitudes que costumam trazer alívio aos momentos ruins de forma mais imediata. Todavia, a artista voltou a ressaltar a importância do auxílio profissional.

Obviamente existem pequenas coisas que podemos fazer no dia a dia para nos animar ou nos dar espaço para realmente expressar como nos sentimos e quem somos. Pequenas vitórias ajudam. Sempre me voltei para a música, pintar/mudar meu cabelo, algum tipo de comunidade... mas às vezes você precisa de mais apoio do que essas coisas podem dar."

No final da mensagem, Williams indicou organizações voluntárias que tornam o acesso à saúde mental mais fácil para os que não têm. No Brasil, uma opção é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende online no site cvv.org.br e por telefone no número 188.

Publicidade

Os traumas de Hayley Williams

Os pais de Hayley Williams se separaram quando ela tinha apenas 4 anos, em meio a uma briga presenciada pela própria. A situação causou impactos. Segundo a própria cantora, em entrevista para o The Guardian, a cantora do Paramore sempre quis formar uma família, seja no âmbito tradicionalmente pessoal, seja de forma figurada no lado profissional — mas sempre teve dificuldade.

Com a terapia, Williams buscou entender melhor o seu caso, que ela resume como "raiva no lugar errado". Nas palavras da própria:

Um dos mus maiores momentos de cura foi perceber que muito da minha depressão era raiva no lugar errado. Eu realmente forçava isso para dentro, em mim, e isso me fazia sentir vergonha o tempo todo. Isso me ajudou a entender coisas que aconteceram em minha vida que não eram certas."

Hayley foi casada com Chad Gilbert, guitarrista do New Found Glory, entre 2008 e 2017. O relacionamento a motivou a procurar tratamento, assim como a própria situação interna do Paramore, que sofreu com mudanças de formação, especialmente em seus primeiros anos.

+++LEIA MAIS: Álbum de avô de Hayley Williams, gravado há 50 anos, será lançado em fevereiro

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se