A saída de Nicko McBrain do Iron Maiden, após 42 anos como baterista da banda, mobilizou homenagens de fãs e outros músicos em todo o planeta. Uma delas veio de ninguém menos que Bill Ward, colega de instrumento no Black Sabbath — grupo revolucionário dentro do heavy metal.
Ward, que também se retirou da estrada após problemas de saúde — ainda que de forma bem mais traumática do que McBrain —, exaltou a forma como toda a situação foi conduzida pelo Maiden. Em texto publicado nas redes sociais, ele declarou:
"Caro Nicko,Ao se aposentar para conhecer novos horizontes, espero que suas jornadas sejam seguras. Acho muito respeitoso e digno que sua cadeira de bateria esteja disponível para você em quaisquer gravações futuras do Iron Maiden, uma ideia que dispensa alarde e está em sintonia com qualquer lick ou rudimento, em qualquer dia.
Respeitosamente, Bill Ward."
De fato, Nicko não se desvinculou por completo do Iron Maiden. Em comunicado divulgado na manhã do último dia 7 de dezembro — entre dois shows realizados no Allianz Parque, em São Paulo —, tanto o músico quanto a banda confirmaram que ele segue como integrante, apenas não irá mais excursionar.
Simon Dawson ocupará a sua vaga na próxima turnê, Run for Your Lives. O novo contratado trabalhou com o baixista e líder do Maiden, Steve Harris, na banda British Lion. Também tocou com The Outfield e vários outros projetos, majoritariamente como músico de estúdio.
Outras homenagens a Nicko McBrain
A notícia da aposentadoria de Nicko comoveu não apenas fãs, como também outros músicos famosos do rock. Confira abaixo algumas homenagens recebidas por ele.
Geddy Lee (vocalista, baixista e tecladista do Rush):
"Quero tirar meu chapéu e parabenizar um dos bateristas mais talentosos e verdadeiramente icônicos do rock, Nicko McBrain, do Iron Maiden, por sua recente aposentadoria das turnês. Um dos caras mais calorosos e amigáveis com quem já tive o sincero prazer de passar um tempo. Que companheiro de carreira! Muito bem, Nicko!"
Scott Ian (guitarrista do Anthrax):
"Tenho o prazer e o privilégio de conhecer Nicko desde 1986. Que cara. Sempre uma palavra gentil, sempre um sorriso e uma risada, sempre se certificando de que é bom e generoso. No vídeo de Revel [filho de Scott], aos 3 anos, tocando o kit de bateria de aquecimento de Nicko nos bastidores, pergunto a Revel: 'De quem é essa bateria?'. E Revel responde: 'Do Nicko'. Nicko garantiu que todos nos bastidores soubessem que esse também era o kit de bateria de aquecimento de Revel. Ele é um grande homem. Nós, os Ian, agradecemos por tudo, Nicko! Que venha o próximo capítulo! Up the Irons!"
Mike Portnoy (baterista do Dream Theater):
"Chocado por saber do anúncio da aposentadoria de Nicko McBrain das turnês com o Iron Maiden. Desejo ao meu amigo tudo de melhor em sua aposentadoria... obrigado por todos os anos de música e amizade, você é o melhor, Nicko!"
Blackie Lawless (vocalista e guitarrista do W.A.S.P.):
"Nicko McBrain... um grande guerreiro acaba de deixar seu trono de bateria ao vivo pela última vez. Pouquíssimos na história da percussão deixaram uma marca tão distinta quanto este homem. Seus elogios, recompensas e troféus foram numerosos demais para contar. Mas o que senti quando soube que seria seu último show ao vivo quase me deixou em parafuso. Sim, ele é admirado no mundo todo, mas para mim ele é meu amigo, e eu digo sem ressalvas... eu amo este homem. Tendo feito parte da mesma família de gestão que Maiden pelos últimos 40 anos, posso dizer em primeira mão, Maiden é a resposta do rock para a máfia... uma vez que você está dentro, você nunca mais sai... você é da família PARA SEMPRE. Eles têm classe inigualável e uma dedicação feroz um com o outro. Todos em nossa família dizem: boa sorte, jovem."
João Barone (baterista d'Os Paralamas do Sucesso):
"O descanso de um metaleiro: o lendário Nicko McBrain pendura as baquetas depois de 42 anos de serviços nas trincheiras com o Iron Maiden. Os motivos para sua decisão podem ser respeitados, mesmo causando uma certa melancolia. Dono de um estilo próprio, deixou sua marca na cena, será para sempre lembrado pelo seu talento e personalidade. Long live Nicko McBrain!"
Nicko McBrain deixa o Iron Maiden
Após ter enfrentado problemas de saúde como um câncer na laringe (já superado) e um mini-AVC (do qual ainda não se recuperou plenamente), Nicko McBrain confirmou que irá se retirar das turnês. Todavia, segue envolvido com a banda. Simon Dawson, membro do British Lion — projeto paralelo do baixista e líder do Maiden, Steve Harris —, ocupará a vaga do músico de 72 anos.
Leia a seguir o comunicado de Nicko McBrain sobre seu afastamento das turnês do Iron Maiden:
"Declaração de Nicko McBrain: Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de me afastar da rotina do estilo de vida de turnês extensas. Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente.
No entanto, continuarei firmemente como parte da família Iron Maiden, trabalhando em uma variedade de projetos que meus empresários de longa data, Rod Smallwood e Andy Taylor, têm em mente para mim. Também estarei trabalhando em uma variedade de projetos pessoais diferentes e me concentrando em meus negócios e empreendimentos existentes, incluindo The British Drum Company, Nicko McBrain's Drum One, Titanium Tart e, claro, Rock-N-Roll Ribs!
O que posso dizer? Fazer turnê com o Maiden nos últimos 42 anos tem sido uma jornada incrível! Para minha devotada base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Para minha devotada esposa, Rebecca, vocês tornaram tudo infinitamente mais fácil e eu amo vocês! Aos meus filhos, Justin e Nicholas, obrigado por entenderem as ausências e eu amo vocês! Aos meus amigos que sempre estão lá por mim, eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês!
Eu olho para o futuro com muita animação e grande esperança! Eu os verei em breve, que Deus abençoe a todos vocês e, claro, Up the Irons! - Nicko"
A banda também se manifestou, em texto do empresário Rod Smallwood. Leia:
"Declaração de Rod Smallwood em nome do Iron Maiden:Nicko,
E todos nós amamos você também!!
Obrigado por ser uma força irreprimível por trás do kit de bateria do Maiden por 42 anos e meu amigo por mais tempo ainda. Falo em nome de toda a banda quando digo que sentiremos imensamente sua falta!
Desde o Rock in Rio em 1985 temos um relacionamento especial com o Brasil, então, encerrar uma turnê na frente de 90 mil fãs aqui em São Paulo por duas noites é poético e você merece todas as honras que tenho certeza que esses fãs maravilhosos lhe darão neste último show.
A Phantom está ansiosa para trabalhar muito mais anos com você nos projetos que você mencionou e tenho certeza de que podemos desenvolver mais alguns projetos especiais em torno da família Maiden e do fã-clube!
A banda e eu temos mil ótimas lembranças dos últimos 42 anos, grandes shows, muitos discos de platina e ouro e prêmios, amor dos fãs e uma cerveja a mais em muitas ocasiões! Esse vínculo é para sempre! E, como Steve Harris diz, 'Nicko é e sempre será parte da família Maiden'.
Rod, Andy, Steve, Bruce, Davey, Adrian e Jan "
O anúncio do novo integrante
No dia seguinte, Simon Dawson foi efetivado na vaga. Um texto divulgado pela banda afirma (via site Igor Miranda):
"Um anúncio do Iron Maiden
Com a conclusão da The Future Past Tour após 81 shows para mais de 1,4 milhão de fãs, de Ljubljana ao Coachella Valley e da Austrália Ocidental a São Paulo, o Iron Maiden tem o prazer de anunciar que assumirá o posto em 2025 um nome familiar para muitos de nossos fãs: Simon Dawson, ex-baterista de sessão e parceiro de Steve na seção rítmica nos últimos 12 anos com o British Lion. Natural de Suffolk, Inglaterra, Simon se juntou a Steve Harris pela primeira vez em 2012. Ele estreou em três faixas do primeiro álbum do British Lion e em todas as do segundo aclamado pela crítica 'The Burning', além das muitas turnês subsequentes nos EUA, Reino Unido, Europa, Austrália, Japão, Nova Zelândia e, mais recentemente, México e América do Sul.
O Iron Maiden comemora seu 50º aniversário no ano que vem com a The Run For Your Lives Tour, começando em Budapeste em 27 de maio."
A saúde de Nicko McBrain
Sabe-se que Nicko McBrain sofreu com problemas de saúde nos últimos tempos. No início de 2023, ele sofreu um mini-AVC e teve que se submeter a um longo processo de recuperação. Em entrevistas, o músico de 72 anos admite que já não consegue mais tocar como antes e precisa adaptar sua performance.