O incidente com Roberto Frejat e sua banda no Allianz Parque, em São Paulo, no sábado (23), segue repercutindo. O vocalista e guitarrista realizava uma das apresentações de abertura para Lenny Kravitz quando teve o seu som cortado, de forma abrupta, no meio da última música do set.
Em meio a vários fãs que declararam estar favoráveis ao artista, colegas de profissão notórios também se manifestaram. Um deles, Dinho Ouro Preto, reservou uma publicação no Instagram em apoio ao ex-integrante do Barão Vermelho.
O vocalista do Capital Inicial afirmou:
"É inacreditável o desrespeito e a falta de noção da produção do show do Lenny Kravitz. Frejat, um dos maiores e mais respeitados músicos brasileiros, teve o som desligado no meio de uma canção e foi retirado do palco. É isso mesmo que você leu. Desligaram o som e tiraram o cara. É surreal. É ofensivo. Como consertar ou justificar uma afronta dessa magnitude? Todo meu apoio ao Frejat."
Na seção de comentários, outros músicos lamentaram a situação. O baixista Rodrigo Santos, ex-colega de Frejat no Barão Vermelho, disse: "Que absurdo!!!!! P#rra. Caraca. Meu apoio ao meu amigo Frejat". O também cantor e guitarrista Luiz Caldas afirmou: "Uma das maiores sacanagens da história dos shows, total falta de senso da produção!". O baterista Aquiles Priester, ex-integrante do Angra e hoje membro do W.A.S.P., refletiu: "Inaceitável isso continuar acontecendo com os grandes artistas brasileiros".
Confira abaixo (ou clicando aqui) um vídeo da situação.
O que diz Frejat
Na tarde do último domingo (24), Roberto Frejat também se pronunciou via Instagram. Sem entrar em detalhes, o músico expressou sua indignação e agradeceu pelo carinho dos fãs. Ele declarou:
"Indignado com o desrespeito que sofri ontem no fim do meu show de abertura da apresentação de Lenny Kravitz no Allianz Parque em São Paulo, venho agradecer o carinho e o apoio do público presente que aplaudiu e cantou em cena aberta a canção que estava sendo tocada, essa que seria a ultima do meu show. Agradeço também todas as postagens de apoio e indignação pelo ocorrido. Muito obrigado de coração. A gente se vê por aí."
Por que o som de Frejat foi cortado
O momento se deu na parte final da última música do repertório, "Pro Dia Nascer Feliz", gravada em seus tempos com o Barão Vermelho. O sistema de PAs (caixas de som destinadas ao público) foi desativado cerca de um ou dois minutos antes da canção ser encerrada. Ouvia-se apenas um rastro de bateria e nada além.
Ao que tudo indica, o corte de som ocorreu por Frejat não ter encerrado seu show no horário previsto. Passaram-se dois minutos do momento programado para que ele deixasse o palco, às 20h30, quando a decisão foi tomada — não se sabe se pela equipe de Kravitz ou pela produção do evento, sob responsabilidade das empresas 30e e Mercury Concerts.
A plateia reagiu em um misto de indignação e apoio ao artista, que, junto de seus colegas, continuou tocando — provavelmente porque o retorno dos fones de ouvido continuou soando normal. Ou seja: se a ideia era ganhar tempo, não adiantou, pois com plateia escutando ou não, a canção foi executada até o fim e o palco seguiu ocupado.
Nos segundos finais, foi possível testemunhar alguns membros da equipe técnica expulsando os músicos. Até o momento, outras partes envolvidas não se pronunciaram.
+++ LEIA MAIS: Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP
+++ LEIA MAIS: Lenny Kravitz revela que voto de celibato está relacionado com o pai
+++ LEIA MAIS: A dura crítica de Lenny Kravitz aos velozes guitarristas de Instagram