Bruno Mars é cocriador e coprodutor de todo o seu catálogo musical. Normalmente, ele assina suas canções junto de Philip Lawrence e com um terceiro elemento que antes era Ari Levine (compondo o já encerrado trio The Smeezingtons) e hoje é Christopher Brody Brown (formando o Shampoo Press & Curl).
Em função de seu envolvimento direto com as composições, é de se esperar que sua interpretação carregue bastante honestidade. Entretanto, de acordo com o próprio artista, há uma música em especial que se destaca nessa característica em especial.
Em entrevista de 2012 à Rolling Stone EUA, Mars atribui tal título a "When I Was Your Man". Nesta faixa, além de Lawrence e Levine, ele trabalha com Andrew Wyatt, que carrega em seu currículo obras desenvolvidas com Liam Gallagher, Lady Gaga, Lorde, entre outros.
Ao comentar a faixa, Bruno pontua:
"Quando começamos o disco [Unorthodox Jukebox, do qual ela faz parte], eu estava tipo: 'nunca mais vou cantar outra balada'. Porém, essa veio do fundo do meu coração. É a coisa mais honesta e real que já cantei. Quando não há apostas seguras, é quando sinto meu sangue correr."
A inspiração direta para "When I Was Your Man" nunca foi revelada. Todavia, o músico garante que uma decepção amorosa real influenciou a criação da melancólica balada, guiada apenas por voz e piano. À MTV News, ele comentou:
"Não consigo fingir. Quando tentei, descartei as músicas. Essa música é sobre uma mulher especial que deixei escapar uma vez. Mas é um final feliz... Coloquei tudo o que tenho nessa composição. Até as garotas podem se identificar com essa música."
Para o artista, a simplicidade da abordagem lírica é um dos grandes charmes da faixa. Afinal de contas, em um relacionamento, todos cometem erros — logo, é quase impossível não se associar ao que está sendo cantado por ele.
"Todos cometem erros. Lembro de compor isso e lembrar das pequenas coisas: tipo, eu deveria ter comprado flores para você; eu deveria ter te avisado quando tive a chance. Essa foi provavelmente a música mais difícil de escrever, pois estou tão nu nessa música. Tendo todas aquelas músicas sexuais que canto, essa é a que me traz mais vulnerável. E eu acho que a combinação entre piano e voz é a forma mais pura de música."
Já Philip Lawrence apontou, em entrevista ao American Songwriter, uma combinação precisa de influências artísticas para a composição: Billy Joel e Elton John. Ele comenta:
"Acho que Bruno e eu somos grandes fãs de músicas antigas, como Billy Joel e Elton John. Sempre amamos aqueles momentos em que você pode sentar ao piano e se emocionar. Aqueles momentos íntimos em que um artista está tão nu e vulnerável; você não consegue deixar de se sentir atraído por isso. Sempre quisemos encontrar uma música que surgisse de forma tão despojada como essa. O assunto era a vida real; Bruno tinha passado por isso, então tentamos dizer da melhor e mais cativante maneira que podíamos."
Bruno Mars e "When I Was Your Man"
Disponibilizada como segundo single do álbum Unorthodox Jukebox (2012), "When I Was Your Man" tornou-se um dos grandes hits de Bruno Mars. Chegou ao topo da parada dos Estados Unidos e ao top 10 de outros 15 países, incluindo Reino Unido, Austrália, Canadá e Brasil. Recebeu certificação de 11x platina em território americano, devido às suas 11 milhões de cópias vendidas, e uma indicação à categoria de Melhor Performance Pop Solo no Grammy de 2014.
No Brasil, também transformou-se em um fenômeno de popularidade, em especial após a inclusão na trilha sonora da novela Amor à Vida, da TV Globo. Como citado, atingiu o top 10 da parada local — mais especificamente a 9ª posição. Certamente ajudou também nas vendas de Unorthodox Jukebox, que por aqui recebeu disco de platina pelas 40 mil unidades comercializadas.
+++ LEIA MAIS: O hit de Bruno Mars que o próprio cantor não gosta
+++ LEIA MAIS: Bruno Mars: Saiba quais são as 10 músicas mais ouvidas do artista na Deezer