A opinião de Ritchie Blackmore sobre George Harrison

Beatle se juntou ao Deep Purple durante um show na Austrália em 1984 para uma jam em cima de "Lucille", canção originalmente gravada por Little Richard

23 jan 2025 - 08h03
None
None
Foto: Ritchie Blackmore e George Harrison ( Steve Thorne/Redferns e David Redfern/Redferns) / Rolling Stone Brasil

Relatos apontam que o ego de Ritchie Blackmore é proporcional a seu talento como um dos maiores guitarristas da história do rock. Ao longo de sua carreira no Deep Purple e no Rainbow, o músico cativou plateias, mas enfureceu companheiros de banda e chateou colegas de instrumento com críticas vorazes.

Mesmo assim, ele teve uma postura humilde ao conhecer um Beatle. Não poderia ser diferente.

Publicidade

Em um vídeo recente de seu canal de YouTube Tales from the Tavern (via Guitar World), Blackmore relembrou quando George Harrison subiu ao palco com o Deep Purple. O episódio ocorreu durante um show da banda em Sydney, Austrália, em dezembro de 1984.

Ritchie explicou como isso aconteceu:

A verdade é que ele era amigo de Jon Lord e Ian Paice [respectivamente o tecladista e o baterista do Deep Purple]. Moravam na mesma rua. Ele estava na Austrália ao mesmo tempo que a gente e perguntou com muita educação: 'Posso subir no palco com vocês e usar sua guitarra?'. Eu falei: 'É claro'. Fiquei lisonjeado."

Harrison se juntou ao Deep Purple apenas para uma jam em cima de "Lucille", música originalmente lançada por Little Richard. Quanto à experiência de conhecer e tocar com um Beatle, Blackmore demonstrou rara humildade:

Ele era um cara muito gentil, muito sério, e muito elogioso. Foi demais tocar com um Beatle. Nunca haverá outra banda como os Beatles."

Por fim, Blackmore mostrou algumas imagens do show. Confira abaixo.

Publicidade

George Harrison sobre Deep Purple

George Harrison, que nos deixou em 2001, relembrou a situação durante entrevista em 1987 (via Rock and Roll Garage), durante o ciclo promocional do álbum Cloud Nine. O Beatle, inicialmente, admitiu que não conhecia o Deep Purple durante o auge do grupo, na década de 1970. Só veio a se familiarizar com a banda após ficar amigo de Jon Lord e Ian Paice. George explicou:

Eles são meus vizinhos, dois deles, Jon e Ian. Eles moram perto de mim e eu os conheço agora há provavelmente oito ou nove anos. Eles eram super famosos nos anos 1970, mas só os conheci no período depois que eles tinham se separado, antes de se reunir. Então eu nunca soube da música deles."

Harrison logo se corrigiu, porque ele sabia ao menos uma canção do Deep Purple. Sim: até um Beatle conhecia "Smoke on the Water".

O músico também sabia do recorde mundial de banda mais barulhenta do planeta. Então, quando foi assistir ao citado show na Austrália, fez questão de levar proteção de ouvido.

Segundo o Beatle, ele não pediu para tocar, mas sim foi convidado. George demonstrou humildade própria ao reconhecer que estava fora do tom durante a jam. Entretanto, todo mundo se divertiu a ponto de isso não importar.

+++LEIA MAIS: "M*rda": A crítica de Ritchie Blackmore à música atual

Colaborou: Pedro Hollanda.

Publicidade
Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se