Andy Rourke, o baixista da banda britânica de rock The Smiths, morreu aos 59 anos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 19, por Johnny Marr, antigo guitarrista do grupo. Segundo o comunicado, Rourke faleceu vítima de câncer no pâncreas.
"É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer pancreático. Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música. Pedimos privacidade neste momento triste", escreveu Marr em seu perfil no Twitter.
It is with deep sadness that we announce the passing of Andy Rourke after a lengthy illness with pancreatic cancer.
Andy will be remembered as a kind and beautiful soul by those who knew him and as a supremely gifted musician by music fans.
We request privacy at this sad time pic.twitter.com/KNehQxXoFz
— Johnny Marr (@Johnny_Marr) May 19, 2023
The Smiths foi formada em 1982 em Manchester, na Inglaterra. O grupo ficou famoso em 1986, com o álbum The Queen is Dead.
Em 1987, a banda de rock se separou. Marr e o vocalista e compositor da banda, Morrissey, foram processados por Rourke e o baterista Mike Joyce pelos direitos de autor. Nesse período, Rourke lutava contra o vício de heroína e passava por dificuldades financeiras. Os integrantes chegaram a um acordo e, mesmo após o processo, o baixista e o guitarrista mantiveram a amizade ao longo dos anos.
Após o fim do grupo, Rourke também tocou com o Freebass, os Pretenders e o Sinead O’Connor.