Pop eletrônico
Anitta e Alok divulgaram nesta segunda-feira (18/11) o aguardado videoclipe de "Looking for Love", um single que estava engavetado há sete anos. Depois de tanta espera, a cantora até performou a música no último domingo (17/11) no festival Rock the Mountain, no Rio de Janeiro.
A música bilingue, cantada em inglês e espanhol, traz uma fusão do pop eletrônico com as influências latinas que têm impulsionado a carreira global de ambos os artistas. A letra retrata a busca incessante por conexões profundas e novas sensações, enquanto o clipe faz uma análise crítica sobre a busca desenfreada pela validação de números de streams e o culto às celebridades.
Atuação e direção
Em entrevista com a imprensa antes do lançamento, Alok contou que teve uma pequena atuação no vídeo dirigido por Anitta. Inclusive, o DJ confessou que não conhecia "na prática" as habilidades cinematográficas da cantora antes de participar das gravações de "Looking for Love".
"A diretora do clipe foi a Anitta. Eu descobri agora que ela dirige, na prática (risos). Nunca tive coisa com videoclipe, não participo muito. A ideia ia sendo alterada de acordo com o que a Anitta ia dirigindo no dia da gravação. Naquele dia eu fui ator, e só um pouquinho porque não atuo muito bem", resumiu ele.
A Poderosa, por sua vez, explicou que procurou trazer o aspecto tecnológico presente nos trabalhos de Alok para descrever a história da música, que também explora uma superficialidade no mundo da música diante da corrida por relevância digital. Ela ainda contou que, inicialmente, não haveria um clipe.
"Minha ideia era trazer a tecnologia que o Alok sempre traz nos trabalhos dele e o interesse do público, que é nos bastidores. Queria mostrar o vício do amor do público e como que é por trás de tudo isso. Como quem mostra: "Ok, por fora estou sendo amada, seguida. Mas por dentro tem uma bagunça rolando ali, não é normal sentir necessidade de um monte de gente te fotografando, filmando", comentou Anitta.
"A gente não ia ter [um produto audiovisual], não só porque Alok não faz clipes, mas porque hoje em dia o público não valoriza como antigamente. Antes se gastava bastante e as pessoas assistiam, passava na televisão. Ainda sim eu gosto, é minha parte favorita. Mas o desafio é como fazer um clipe barato, que não perca a criatividade e passe uma mensagem bacana", finalizou a cantora.
Parceria aguardada
"Looking for Love" nasceu de uma parceria musical de Anitta e Alok que estava engavetada desde 2017. A ideia foi retomada depois de anos com uma nova roupagem e num momento de consagração internacional dos artistas, que foram indicados ao 25º Grammy Latino. Eles afirmam que tiveram dificuldade de conciliar agendas antes de retomar o projeto.
Nos últimos dias, os artistas brasileiros chegaram a publicar uma série de mensagens provocativas indicando uma competição de seus trabalhos nas principais paradas de sucessos. Os internautas ficaram curiosos com o movimento, questionando se era uma estratégia de pré-save ou uma discussão nos bastidores. Por fim, era tudo marketing.
Confira o videoclipe abaixo.