As cantoras pop que Rob Halford (Judas Priest) faz questão de exaltar

Ícone do heavy metal celebrou a força feminina na música e afirmou não acreditar em barreiras entre os estilos

24 jan 2025 - 08h04
None
None
Foto: Rob Halford ( Harmony Gerber/Getty Images) / Rolling Stone Brasil

Ainda que seja chamado de Metal God, Rob Halford se provou um artista muito receptivo a outros gêneros musicais. O vocalista do Judas Priest admira cantoras pop de todas as gerações e não é raro vê-lo falar bem de alguns dos principais nomes do estilo.

Em 2020, por exemplo, Halford participou do podcast Life in the Stocks (via Classic Rock) e rendeu elogios a Miley Cyrus durante a conversa com Matt Stocks. Na época, a artista divulgava o álbum Plastic Hearts, seu trabalho mais roqueiro, que traz participações de Billy Idol, Joan Jett e Stevie Nicks.

Publicidade

Rob disse:

Ela é incrível. Se você pensar na vida dela no showbusiness, desde que era uma pequena criança, e como ela se manteve focada... ela ficou louca quando adolescente (referência à era Bangerz) — e é o que um adolescente deve fazer, é um direito, ela estava se expressando."

Mais recentemente, em entrevista de 2024 ao The Houston Chronicle, o frontman do Priest voltou a falar de suas cantoras favoritas. Entre elas, Chappell Roan, Taylor Swift e Lady Gaga. O cantor afirmou:

Chappell é maravilhosa. Eu me empolgo com Gaga instantaneamente. Seu talento é extraordinário. E ela diz que é uma grande fã de Chappell. A forma como a tocha é passada de uma artista para a outra é uma coisa linda a se fazer. O que é notável sobre pessoas como Gaga ou Taylor Swift é a longevidade. Elas são chamadas de artistas pop, mas essa é a palavra certa para elas? Eu não sei."

O rótulo é questionado porque, normalmente, enxerga-se o pop como algo efêmero. Porém, Halford aponta que os nomes citados não são passageiros e conseguiram se firmar na história da música — ainda que Chappell Roan seja um fenômeno mais recente.

Na ocasião, Rob ainda falou de artistas de gerações anteriores, como Madonna e Cher:

Publicidade
Canções pop podem ser gigantes em uma época e aí você nunca mais as ouve de novo. Mas então você pega uma Madonna, uma Cher, uma Gaga, ou eu espero que uma Chappell ou uma Taylor Swift. O jeito como elas criam suas músicas torna a obra imortal. Eu vou bater cabeça com 'Paparazzi' (hit de Lady Gaga) no meu leito de morte."

Rob Halford, Lady Gaga e as mulheres na música

Ainda durante a com Matt Stocks, Rob Halford exaltou a representatividade feminina na música de maneira geral. O frontman do Judas Priest declarou:

Poder das mulheres, poder das garotas.. que sejam abençoadas, nós não estaríamos aqui sem as mulheres. Nenhum de nós, caras, estaríamos aqui sem nossas belas mães. Mulheres são tão fortes e poderosas, especialmente na música... Gaga, Madonna, Miley, minha amiga Maria ( Brink) do In This Moment, e lá atrás o Vinegar Joe com Elkie Brooks, e Janis Joplin, Shirley Bassey... o poder das mulheres não pode ser diminuído."

Não é por acaso que Lady Gaga figura o nome mais citado por Rob entre suas favoritas. A cantora e atriz é declaradamente fã de heavy metal e isso certamente aumenta seu prestígio com o vocalista do Priest. Sobre ela, Halford disse:

A voz de Gaga é tudo, e ela é uma metalhead, ela está sempre fazendo os chifres. Ela é alguém que eu adoraria encontrar se os astros se alinharem."

Também em 2020, desta vez para a revista People, Halford falou sobre uma possível colaboração com Gaga. O frontman lembrou da representatividade LGBTQIAP+ que marca a obra da artista — e trata-se de algo diretamente relacionado à sua própria figura. Rob afirmou:

Eu definitivamente cantaria 'Born This Way', porque esse é o nosso hino. Sobre músicas do Priest, eu acho que gostaria de cantar 'Breaking the Law' com ela, porque fala sobre a frustração pela qual passamos, particularmente enquanto jovens."

E para quem ainda não entende o fato de que alguém com o apelido Metal God gostar tanto de música pop, Halford deu o recado. Nas palavras do vocalista:

Não acredito em muros, barreiras ou censura. Acho que toda a música é um banquete. Tudo me toca de diferentes formas. E eu traduzo tudo isso no meu próprio trabalho."

O cantor, inclusive, esteve com Lady Gaga pela primeira vez em 2014, quando apareceu no meio do público durante um show da turnê ArtRave: The Artpop Ball. A artista se emocionou no palco e desde então os dois mantiveram uma amizade.

Publicidade

+++LEIA MAIS: Rob Halford, do Judas Priest, revela 5 álbuns que traria para ilha deserta

Colaborou: André Luiz Fernandes.

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações