O fim de semana que passou foi agitado para os amantes da folia. Blocos renomados, como Casa Comigo, Amigos do Catete, Retaleena, Calma Amor e Acadêmicos do Baixo Augusta, levaram multidões às ruas da capital paulista e do Rio de Janeiro para “abrir os trabalhos” do Carnaval. Mas a festa não parou por aí. A folia ainda vai dar o que falar nos próximos dias. Na lista abaixo, você confere 7 blocos que ainda vão colocar seus cordões nas ruas, dando continuidade às comemorações que irão desembocar nos disputados desfiles das escolas de samba.
Banda Redonda
Quem é fã de marchinhas e adora perambular pela Consolação, centro de São Paulo, já pode festejar. O tradicional bloco carnavalesco Banda Redonda invade as ruas da região nesse pré-carnaval com muito samba, frevo e, claro, marchinhas. Tudo para dar as boas vindas aos foliões e começar bem a semana que antecede a grande festa de Momo. Composto por músicos, atores, jornalistas, artistas e boêmios que costumavam frequentar o Bar e Restaurante Redondo, o bloco é um dos mais antigos da cidade e há quatro décadas permanece o mesmo. Até mesmo o dia de desfile da banda nunca mudou – é sempre às segundas-feiras, abrindo a semana do Carnaval.
Quando: 01.02
Onde: Teatro de Arena – Rua Teodoro Baima, 98 - República | São Paulo
Que horas: 21h
Banda do Candinho
Uma das poucas bandas a representar o Carnaval da velha guarda em São Paulo, a tradicional Banda do Candinho toma conta das ruas do Bixiga, centro de São Paulo, com sambas das antigas, marchinhas e muita diversão. Com 35 carnavais no currículo, a banda participou de diversas apresentações, convenções e shows. No repertório, muito samba, MPB e músicas internacionais agitam os desfiles. O destaque, no entanto, fica para as mulatas da noite que encantam os passistas e fazem bonito no meio da multidão.
Quando: 03.02
Onde: Esquina das ruas Santo Antônio e 13 de maio – Bela Vista | São Paulo
Que horas: 21h
Bloco 77 - Os originais do punk
Festa de todos os povos e culturas, o Carnaval também abraça todos os gêneros musicais. É o que mostra o Bloco 77, que traz os clássicos do punk rock nacional em forma de marchinhas para agitar o Carnaval brasileiro. Criado por três amigos, a banda surgiu para trazer uma opção para quem não tem samba no pé, mas adora fazer festa. O ponto de partida do cordão também tem tudo a ver com a história da banca: o Bar Real, considerado um marco para a galera que curtia o punk rock no final da década de 1990. Seja pela curiosidade ou para curtir as marchinhas bem boladas, vale a pena conferir.
Quando: 06.02
Onde: Esquina das ruas Cardeal Arcoverde e Simão Álvares - Pinheiros | São Paulo
Que horas: 19h
Bloco Domingo Ela Não Vai
No domingo de Carnaval, as ruas do centro de São Paulo serão invadidas pelo melhor do axé com o Bloco Domingo Ela Não Vai. Com a participação dos DJs Leandro Pardí (Pardieiro), Thiago Araújo (Balada das + Lindas), Bruno Legítimo (Megazord) e Thy San (Rosa Bonheur), a folia está garantida. Pode preparar a cordinha, o bambolê, a garrafa e os colares havaianos, que a banda quer ver quem é que segura o tchan!
Quando: 07.02
Onde: Praça do Patriarca - Centro | São Paulo
Que horas: 16h20
Sargento Pimenta
Até quem não frequenta o carnaval de rua já ouviu falar no Sargento Pimenta. O bloco que abriu o Carnaval 2016 em São Paulo, em 16 de fevereiro, e acaba de desfilar na Av. Tiradentes, zona norte paulistana, no último dia 30, é famoso por tocar apenas músicas dos Beatles em diversos ritmos brasileiros, como samba, maracatu, afoxé e funk. Todos os anos, a banda atrai milhares de pessoas para a folia com um figurino inovador – que faz jus ao nome criativo – e uma bela arte visual, reunindo integrantes de todas as faixas etárias que se dividem na operação de diversos instrumentos musicais, como guitarra, baixo, repique, tamborins e pandeirolas. Shows que nem os meninos de Liverpool conseguiriam colocar defeito!
Quando: 08.02
Onde: Monumento aos Pracinhas – Av. Infante Dom Henrique, 75 - Glória | Rio de Janeiro
Que horas: 10h
Bloco Me Lembra Que Eu Vou
Estreante no Carnaval brasileiro, o Bloco Me Lembra Que Eu Vou reúne 35 batuqueiros integrantes de outros blocos famosos na cidade, como Bangalafumenga, Casa Comigo e Confraria do Pasmado, que resolveram se juntar para criar um novo repertório. A festa de lançamento do grupo, em novembro do ano passado, já deu uma prévia do que está por vir. O evento reuniu o bloco infantil Mamãe Eu Quero, o cantor Hamilton Fofão, do Bangalafumenga, e o grupo Samba do Microfone Aberto, roda de samba em que o público é convidado a soltar a voz. O resultado foi um show de cores, sorrisos, músicas, danças e muita diversão.
Quando: 09.02
Onde: Rua Fradique Coutinho, 2.200 - Pinheiros | São Paulo
Que horas: 14h
Bangalafumenga
Acostumados a dividir o palco com artistas renomados da música brasileira, como Zélia Duncan, Roberto Frejat, Seu Jorge, Adriana Calcanhoto e Marcelo D2, o Banga (para os íntimos) nasceu no Rio, mas logo conquistou o coração dos foliões de São Paulo trazendo um som dançante e uma linguagem poética simples. No repertório da banda, composições consagradas como Sina, de Djavan, e Anunciação, de Alceu Valença, ganham arranjos especiais no melhor estilo bloco carioca.
Quando: 09.02
Onde: Fundição Progresso - Rua dos Arcos, 24 - Lapa | Rio de Janeiro
Que horas: 22h