5 filmes onde a música é a maior protagonista

Prepare o sofá e a pipoca, chame os amigos e a família que a sessão vai começar

7 mar 2016 - 15h00

A parceria entre cinema e música é antiga e costuma fazer sucesso. Na linguagem audiovisual, a canção tem a função de provocar algum sentimento no espectador, seja ele emoção, tristeza, desconforto, tensão, alegria ou qualquer outra sensação. Normalmente, os sons também são utilizados como um complemento da cena, uma descrição de um nascimento ou até mesmo de uma perseguição.

Muitas vezes, essa trilha fica gravada em nossa mente, nos fazendo lembrar o filme todas as vezes que a escutamos. Um exemplo clássico disso é o filme Titanic, que tem como tema a música My Heart Will Go On, da Celine Dion.

Publicidade

No entanto, de forma a exaltar essa parceria, alguns longas foram produzidos fazendo com que a música seja parte da história e contracene com assuntos como educação, romance, carreira e família. 

Se você é apaixonado por música, não pode deixar de assistir os filmes que listamos aqui:

1.            O som do coração

No filme, Evan Taylor foge do orfanato onde mora para procurar pelos pais, guiado apenas pela esperança
No filme, Evan Taylor foge do orfanato onde mora para procurar pelos pais, guiado apenas pela esperança
Foto: Facebook / Reprodução

O filme norte-americano de 2007 narra a emocionante história de Evan Taylor, um garoto que cresceu em um orfanato e ouve música em todos os sons, mesmo aqueles perturbadores, como buzina ou choro de criança. Ele acredita que esse dom é um sinal de que precisa procurar pelos pais, por isso foge do orfanato. No caminho, Evan encontra diversos obstáculos, que testam sua garra para atingir o objetivo.

Publicidade

2.            Escola de rock

Jack Black vive Dewey Finn, um cantor e guitarrista de rock que se passa por professor substituto em uma escola americana tradicional em Escola do Rock
Foto: Instagram/@king_al_the_great / Reprodução

Estrelado por Jack Black, o filme de 2003 tem como personagem principal Dewey Finn, um cantor e guitarrista de rock que se passa por professor substituto em uma escola americana tradicional. Como a única coisa que ele sabe ensinar é música, deixa a matemática, ciências e outras matérias de lado para tentar transformar seus alunos em astros do rock. O farsante, porém, se surpreende com o talento musical das crianças e começa a treiná-las para uma batalha entre bandas do ensino fundamental.

3.            The Runaways - Garotas do Rock

O filme se passa entre 1975 e 1977 e é narrado pela principal vocalista da banda, Cherie Currie, vivida por Dakota Fanning
Foto: Facebook / Reprodução

O drama filmado em 2010 descreve a trajetória para formação da banda homônima dos anos 1970. Representado por Dakota Fanning, Kristen Stewart e Michael Shannon, o filme se passa entre 1975 e 1977 e é narrado pela principal vocalista da banda, Cherie Currie, vivida por Dakota. O grupo ficou conhecido por ser a primeira banda de rock and roll formada só por mulheres.

4.            Nick e Norah - Uma Noite De Amor E Música

Nick e Norah são dois adolescentes que acabam se unindo para procurar pelos amigos e descobrem que são mais parecidos do que imaginavam
Foto: Instagram/@hernanbm / Reprodução

Baseado no romance de mesmo nome, o filme de 2008 fala sobre Nick e Norah, dois adolescentes que acabam se unindo para procurar pelos amigos. Durante a busca, descobrem que são mais parecidos do que imaginavam: são fãs da mesma banda que fará show secreto, que deve ser encontrado com pistas dadas em uma rádio. Envoltos em muitas aventuras, o casal começa a perceber que aquela noite poderia significar o início de uma relação.

Publicidade

5.            Mesmo Se Nada Der Certo

No longa, Keira Knightley interpreta cantora e compositora que tem o sonho de se tornar uma estrela da música
Foto: Instagram/@evelyn_owl / Reprodução

Misturando comédia, drama e musical, o filme de 2013 tem no elenco Keira Knightley, Mark Ruffalo e o cantor Adam Levine em sua estreia como ator. O longa é sobre uma cantora e compositora descoberta por um executivo de gravadora em Nova Iorque, Estados Unidos. Em crise com o término do namoro, a garota vê no produtor uma oportunidade de sair dos bares, onde trabalha cantando durante a noite, e se tornar uma estrela conhecida internacionalmente.

Fonte: Dialoog Comunicação
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se