O cantor e compositor baiano Gilberto Gil, de 73 anos, está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a última quinta-feira (25). A informação, no entanto, só foi confirmada pelo hospital na noite de segunda-feira (29).
Segundo boletim médico do hospital, Gil foi internado por causa de um quadro de hipertensão arterial e deve permanecer em observação e tratamento clínico, sem previsão de alta. Ele está sendo acompanhado pelos médicos Roberto Kalil Filho e Paulo Cesar Ayrosa Galvão.
Procurada pelo Terra, a assessoria de imprensa do cantor informou que Gil deve receber alta ainda nesta terça (1) e que na quarta já estará de volta ao Rio de Janeiro. A assessora ainda confirmou que Gil procurou os médicos apenas para exames de rotina e que a agenda da sua turnê com Caetano Veloso segue sem alterações.
No dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, Gilberto Gil fez uma apresentação gratuita no Centro Esportivo e de Lazer Tietê.
Além de cantor e compositor, Gil teve participação na vida pública: foi ministro da Cultura entre os anos de 2003 e 2008, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. De 1989 e 1992, eleito pelo PV, cumpriu mandato de vereador na Câmara Municipal de Salvador, sua cidade natal.
Um dos criadores do Movimento Tropicalista nos anos 60, Gilberto Gil tem sua obra reconhecida tanto no Brasil quanto no exterior. Em 1998, ele recebeu o Grammy na categoria melhor disco de world music e, em 2003, o Grammy Latino. Concedido pela organização norte-americana National Academy of Recording Arts and Sciences, o Grammy é um dos mais importantes prêmios da indústria musical.