Kate Nash está usando venda de fotos no OnlyFans para subsidiar suas turnês devido ao momento financeiramente desafiador para artistas.
A cantora e compositora Kate Nash revelou que está usando a venda de fotos de seu corpo no OnlyFans para subsidiar suas turnês, em meio ao que ela descreve como um momento financeiramente desafiador para artistas. Sob o slogan “Bumbuns para ônibus de turnê”, Nash afirmou que sua renda na plataforma permitirá continuar se apresentando, já que "as turnês geram perdas, não lucros".
Em entrevista à BBC News, Nash explicou que, sem cortar salários, dispensar sua equipe ou comprometer a qualidade de seus shows, ela não consegue lucrar com as apresentações. "Isso me deixa em uma posição em que a turnê é mais um projeto de paixão do que um negócio sustentável", disse.
A cantora destacou o aumento dos preços de ingressos e festivais, enquanto os cachês dos artistas permanecem estagnados há anos. Para Nash, isso reflete uma falta de valorização da arte e cria um ambiente hostil para músicos de classe trabalhadora.
Além disso, Nash comparou a experiência de artistas musicais com a de criadores de conteúdo adulto no OnlyFans, afirmando que músicos poderiam aprender com o controle e autonomia desse mercado. "A arte é valiosa, mas a tratamos como algo descartável. Talvez possamos aprender com as profissionais do sexo sobre como nos empoderar como artistas."
Kate Nash lançou seu quinto álbum de estúdio em junho e atualmente está em turnê pelo Reino Unido e Europa. Ela também usou as redes sociais para criticar o modelo de pagamentos por streaming, dizendo que "não precisa dos 0,003 centavos por reprodução".
A prática de buscar novas fontes de renda já foi adotada por outros artistas. Recentemente, Lily Allen também afirmou que ganha mais com fotos no OnlyFans do que com royalties do Spotify.
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.