O lendário cantor e compositor Chico Buarque foi homenageado com o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Tal honraria era para ser entregue em 2019, mas o artista não pode comparecer ao evento.
Naquela época, o então presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar a documentação necessária para que o diploma fosse entregue a Chico Buarque.
O dono de clássicos como Construção e Cálice recebeu o diploma nesta segunda-feira (24)
"Hoje, porém, nesta tarde celebração, reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões. Deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente, Lula. Recebo este prêmio menos como uma honraria pessoal e mais como um desagravo a tantos autores e artistas brasileiros humilhados e ofendidos nesses últimos anos de estupidez e obscurantismo", disse Chico Buarque, sendo aplaudido pela plateia presente na cidade portuguesa de Sintra.
Confira:
Ao receber Prêmio Camões, Chico Buarque fala sobre demora da cerimônia após recusa de Bolsonaro: " O ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio".
➡ Assista ao @estudioi com @AndreiaSadi : https://t.co/bFwcwLqjJH #GloboNews #Estúdioi pic.twitter.com/ybluXiJB4n
— GloboNews (@GloboNews) April 24, 2023