Oficiais dos Estados Unidos que preferiram não se identificar disseram ao canal de TV Al Jazeera que a CIA usou músicas do Red Hot Chili Peppers exaustivamente para torturar prisioneiros durante sessões de tortura na prisão de Guantánamo. Estas ações teriam acontecido durante a administração de George Bush, após o ataque terrorista de 11 de setembro.
No relatório não é detalhado exatamente quais canções foram usadas, mas ao que tudo indica o baixo pesado e os timbres de guitarra em alto volume contribuíram para este cenário. Um destes ex-interrogadores entrevistado pela TV chegou a confirmar que a música da banda de Anthony Kiedis serviu como tortura para um prisioneiro, chamado de Zayn al-Abidin Muhammad Husayn Abu Zubaydah, que foi amarrado por seus punhos no teto e ouviu uma mesma música durante horas.
No início do ano, outra banda foi citada nestes relatórios sobre torturas em Guantánamo. O grupo Skinny Puppy notificou o governo norte-americano ao descobrir que suas músicas eram usadas na prisão.