A cantora Raquel Virgínia, conhecida por ser uma das fundadoras do trio As Baías e a Cozinha Mineira, posteriormente chamado apenas de As Baías, lançou nesta quinta, 16, o single "Consumo", em parceria com O Poeta. A faixa celebra uma nova fase da carreira musical da artista./, o primeiro projeto solo pela Warner Music.
Com fortes referências à Bahia, os artistas optaram por fazer um pagode baiano, além de gravarem o clipe — que chega nesta sexta, 17 — na Feira de São Joaquim, em Salvador. A relação de Raquel com o estado vem desde antes de se consolidar na música, quando ela sonhava em um dia subir em um trio elétrico e escrevia canções pensando em estrelas como Ivete Sangalo.
"Tinha que ser na Bahia, lugar da mistura, onde as fronteiras do preconceito são atravessadas pela alegria e pela liberdade, onde um homem hétero pode contar uma história divertida ao lado de uma mulher transexual sem problemas," refletiu a artista. "Eu quero falar com o povão dessa terra ímpar, servir diversão, dança, ousadia e fazer pensar. Se foi na Bahia que descobriram o Brasil, é lá que quero me redescobrir"
Além da carreira musical, Raquel tem uma trajetória como empreendedora na área de marketing, onde atua com sua agência de inovação NHAI, que atende grandes marcas de consumo de massa e deu voz à causa LGBTQIAPN+ em entrevistas, consultorias e até na ONU. Agora, no mês da visibilidade trans, a artista retorna com um clipe que adiciona um novo capítulo à narrativa iniciada com os singles "Da me más" e "Hipnose".