Os brasileiros dominaram o topo das paradas em 2022 e fizeram história nas premiações ao redor do mundo. Prova disso é Anitta como número 1 de playlist no Spotify com o hit Envolver, Ludmilla vencendo um Grammy Latino e Liniker sendo a primeira transexual a ganhar em uma categoria da premiação.
Outras bandas e cantores do Brasil também chamaram a atenção da mídia internacional pelas suas conquistas em 2022. Aproveite e relembre os brasileiros que fizeram sucesso em terras estrangeiras neste ano:
Anitta
Dois mil e vinte e dois foi o ano de Anitta. Nascida e criada em Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, a cantora tornou-se a primeira brasileira a ocupar o topo do Spotify Mundial, a levar uma estatueta do American Music Awards (AMAs) para casa e ser indicada na categoria Artista Revelação do Grammy.
Ela também recebeu o prêmio de Melhor Artista Latina no MTV Europe Music Awards, concorrendo com Shakira, Rosalía, Bad Bunny, Becky G e J Balvin. No Innovators Awards, premiação promovida pelo Wall Street Journal, ganhou como Artista Musical Inovadora.
No Coachella, em 2022, a cantora levou toda a sua brasilidade ao palco do festival norte-americano. A apresentação teve até parceria com Snoop Dogg.
Relembre:
Anitta e Snoop Dogg ao som de "Onda Diferente" #Coachella pic.twitter.com/68Gzcx0aom
— PL?NST R?P (@PlantRap) April 16, 2022
E uma parceria entre Anitta e Rihanna? Teve também! Ela fez uma performance sensual no desfile Savage x Fenty Show Vol 4. A brasileira cantou Practice e Envolver na apresentação.
Em outro momento, Anitta viralizou internacionalmente por uma razão um tanto quanto inusitada. No evento Los40 Music Awards, em Madri, na Espanha, a artista rebolou para a política espanhola Isabel Días Ayuso e se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais.
Em entrevista ao programa La Resistencia, ela confessou não saber o cargo profissional da mulher e, por isso, teve liberdade para rebolar em frente a ela. "Achava que era uma presidente de uma comunidade do Facebook", disse ela, aos risos.
Anitta rebola para política conservadora e causa espanto em premiação na Espanha. pic.twitter.com/559z72GIQy
— Trago Verdades (@tragosoverdade) November 5, 2022
A cantora também fez uma parceria com o Black Eyed Peas. Ela cantou com o grupo norte-americano, dono de diversos hits como Pump It, My Humps e Where Is The Love?, na música Simply The Best, do disco Elevation (2022).
Ouça:
Ludmilla
Liniker fez história ao se tornar a primeira mulher transsexual a ganhar um Grammy Latino. Com o disco Indigo Borboleta Anil, a brasileira levou a categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.
"Olá, eu sou uma cantora, compositora e atriz brasileira. Hoje, algo histórico acontece na história do meu País: é a primeira vez que uma artista transsexual ganha um Grammy. Muito obrigada a todos da minha equipe, que estiverem comigo e sonharam comigo. Muito obrigada a todos vocês!", disse ela em espanhol, emocionada, ao receber a estatueta.
Parabéns! @Liniker Melhor Álbum de Música Popular Brasileira #LatinGRAMMY pic.twitter.com/pgaHqoK0yS
— The Latin Recording Academy / Latin GRAMMYs (@LatinGRAMMYs) November 17, 2022
Dj LK da Escócia
O Dj LK da Escócia alcançou o top 3 da playlist Viral 50 do Spotify, nos Estados Unidos, com a música Tubarão Te Amo. Para a canção, o artista fez parceria com Ryan SP, MC Daniel, MC RF, MC Jhenny e o grupo Tchakabum.
Porém, Mc Carol acusou LK da Escócia de usar trecho da sua voz sem autorização prévia. "Usar minha voz sem autorização nas músicas está virando um hábito! A última foi essa Tubarão Te Amo, que está bombando nas redes e eu não estou recebendo nem um real… Minha equipe tá tentando contado no telefone da equipe do DJ Lk e eles simplesmente não atendem ou não respondem", afirmou ela no Twitter.
Depois, os dois entraram em consenso e fizeram um acordo. Ela disse que seria creditada na música.
Até o momento desta publicação, o nome de Mc Carol não aparece entre os criadores de Tubarão Te Amo no Spotify.
A banda Bala Desejo também teve um grande ano. Natural do Rio de Janeiro, o quarteto formado por Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra levou um Grammy Latino como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa pelo disco Sim Sim Sim.
O grupo musical surgiu durante a pandemia e possui um único álbum - o vencedor da premiação. O trabalho mais recente, no entanto, é um remix da música Passarinha, feito por Malifoo, do mesmo disco.
Ouça: