Famosos e políticos lamentam morte de Rita Lee: 'Brilhará eternamente'

Rainha do rock nacional, de 75 anos, morreu em São Paulo após lutar contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021

9 mai 2023 - 11h29
(atualizado às 16h19)
Morre Rita Lee, rainha do rock nacional, aos 75 anos em São Paulo
Video Player

Artistas e políticos fizeram homenagens nas redes sociais na manhã desta terça-feira, 9, lamentando a morte da cantora Rita Lee. A rainha do rock nacional, de 75 anos, lutava contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021.

Rita Lee foi uma das mulheres mais influentes do Brasil, e se tornou referência para quem, a partir de meados dos anos 1970, se interessava pelo rock, gênero pelo qual despontou no grupo Os Mutantes, e permanecendo de 1966 a 1972, lançando cinco discos com a banda. Em seus 39 anos de carreira, a artista gravou mais de 40 trabalhos, entre álbuns, álbuns ao vivo, singles e coletâneas.

Publicidade

A confirmação da morte da cantora foi feita em seu perfil do Instagram. Nos comentários da postagem e também nas próprias redes sociais, dezenas de famosos e políticos lamentaram a partida da artista.

Rita Lee, durante lançamento de sua autobiografia, em novembro de 2016
Rita Lee, durante lançamento de sua autobiografia, em novembro de 2016
Foto: Gabriela Biló/Estadão - Arquivo 16/11/2016 / Estadão

"Dia triste! Para sempre Rita! Obrigado por tudo!", escreveu Marcelo Serrado. "Nos deixou nessa manhã, a grandiosa @ritalee_oficial, o dia em que ninguém gostaria que chegasse infelizmente chegou, meus sentimentos aos familiares,amigos e fãs! Descanse em paz", lamentou Buchecha. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou a morte da cantora e afirmou que ela foi uma artista a frente do seu tempo. "Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte", escreveu ele em um dos trechos do texto em que homenageou a rainha do rock.

Já a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) escreveu: "Que dia triste. Nossa rainha do rock Rita Lee nos deixou na madrugada desta terça. Aos 75 anos, Rita foi uma das maiores cantoras e compositoras da história da Música Popular Brasileira".

Publicidade

Em seguida, a política acrescentou: "Foi (e é) referência na luta pela independência e pela liberdade femininas. Defendeu sempre os direitos das mulheres, a democracia, a liberdade, sem jamais perder o bom humor e a inteligência raras. Uma grande perda para a cultura brasileira. Rita marcou gerações. Nossa solidariedade a Roberto de Carvalho e filhos, a familiares e amigos."

Confira a repercussão: 

— Lula (@LulaOficial) May 9, 2023
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se