A Inteligência Artificial está sendo usada na publicidade para criar encontros entre épocas diferentes com personagens gerados por IA, como mostrado em um comercial recente de gin.
Nos dias de hoje, é comum ouvirmos a expressão “essa tecnologia foi longe demais” quando o assunto é Inteligência Artificial. Pois um comercial de gin recém-publicado mostrou que filmes com personagens gerados através de IAs já são realidade.
O anúncio, para a marca Still G.I.N., mostra como a IA generativa está sendo usada pela publicidade, permitindo encontros impossíveis entre épocas diferentes. Nele, Snoop Dogg e Dr. Dre dividem drinks com Frank Sinatra e Sammy Davis Jr em um bar elegante. Os dois últimos, claro, são recriações em IA dos artistas já falecidos.
O resultado, na minha modesta opinião, nem é tão perfeito assim. O que vale é a ideia e o fato de poder mostrar que isso é possível ser feito e que esse tipo de tecnologia tem avançado bastante.
Quem não se lembra daquele célebre comercial feito aqui no Brasil em que a Maria Rita contracenava com a sua mãe, Elis Regina? Será que a inteligência artificial vai expandir muitas fronteiras? Será que a gente ainda vai ver filmes completamente feitos com a tecnologia da inteligência artificial?
E principalmente, será que nós vamos chegar em um determinado momento em que vamos assistir a comerciais não mais perceber o que é real e o que é virtual?
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.